Noticias
Dois homens são presos após serem identificados por câmeras do Vigia Mais MT em Cuiabá
05 de Novembro de 2025 as 06h 44min
Ambos possuíam mandados de prisão em aberto – Foto: Divulgação
Dois homens foram presos fim de semana em Cuiabá com o auxílio do sistema de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, que integra câmeras de videomonitoramento em todo o estado. Ambos possuíam mandados de prisão em aberto.
O caso mais recente ocorreu no sábado (1º), às 16h22, na Rua 13 de Junho, região central da capital. O suspeito foi identificado pelo sistema de reconhecimento facial do Vigia Mais MT, e a checagem confirmou um mandado de prisão por estupro de vulnerável. As informações foram imediatamente repassadas ao 1º Batalhão da Polícia Militar, que realizou a abordagem.
Mais cedo, no mesmo dia, às 15h32, outro homem foi localizado em um shopping center de Cuiabá. Ele também foi identificado pelas câmeras do programa, que apontaram um mandado de prisão por tráfico de drogas. O videomonitoramento levantou informações junto à equipe de segurança do local e constatou que o suspeito estava em um café do shopping. A ocorrência foi repassada às guarnições da região do Bosque da Saúde, que efetuaram a abordagem. O indivíduo se recusou a se identificar e não portava documentos. Os dois homens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil para as providências legais.
O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa está presente em 128 municípios mato-grossenses, fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado.
Com o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas (OCR), o programa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências. Desde a sua implantação, mais de 70 prisões já foram realizadas com o apoio direto do sistema, consolidando o Vigia Mais MT como uma das ferramentas mais eficientes de segurança pública no país.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Investimentos colocam Sinop no topo do saneamento em MT
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 05h 30min
Após articulação da CDL Sinop, Prefeitura regulamenta emissão de atestados médicos
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 04h 38min
Esquema movimentou mais de R$ 3 milhões com o tráfico em MT
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 03h 44min
