Noticias
Edital incentiva negócios inovadores em Mato Grosso
03 de Junho de 2025 as 12h 45min
Podem participar do chamamento empresas que atuam em estados da Amazônia Legal – Foto: João Miguel
Com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Facility de Investimentos Sustentáveis S/A, plataforma de financiamento de negócios sustentáveis na Amazônia vinculada ao Instituto Amazônia+21, lançou um edital de chamamento para negócios inovadores da economia verde na Amazônia.
Podem participar do chamamento empresas que atuam em estados da Amazônia Legal Brasileira, são eles: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.
Este é o primeiro edital lançado com recursos do Fundo Catalítico, no qual a Agência fez um aporte de R$ 2 milhões em março deste ano. A iniciativa conta ainda com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Segundo o edital, as empresas interessadas precisam estar em operação há pelo menos um ano e atuar em um dos setores da economia verde: bioeconomia, energia renovável e biocombustíveis, turismo e economia criativa, água, agricultura de baixa emissão e floresta, acesso à infraestrutura e serviços de qualidade, desenvolvimento e ordenamento urbano, gestão ambiental, fortalecimento de capacidades, geração de renda e participação social.
O objetivo da iniciativa é incentivar empresas que buscam recursos para desenvolver soluções focadas no desenvolvimento econômico sustentável da Amazônia.
“Este edital é o primeiro passo para levarmos recursos diretamente a quem desenvolve soluções inovadoras, unindo tecnologia, comunidades tradicionais e preservação ambiental. A ABDI está nessa jornada porque acreditamos que o futuro da bioeconomia começa com o apoio aos empreendedores dispostos a inovar e garantir a floresta em pé”, afirmou a diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
