Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 29 de Agosto de 2025

Noticias

Edital promovido pela Secel dá vida a longas-metragens

29 de Agosto de 2025 as 09h 13min

Gravações do filme Ensaio sobre a Verdade - Foto: Divulgação

O edital Cinemotion de Produção Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo (LPG), que foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), está dando vida a uma série de produções mato-grossenses. Na lista de longas-metragens contemplados estão uma animação, um documentário e quatro ficções, entre as quais o premiado filme “Cinco Tipos de Medo”. Confira o andamento dessas produções:

CINCO TIPOS DE MEDO

O longa-metragem de ficção teve sua primeira exibição no 53º Festival de Gramado, na última semana, conquistando quatro prêmios, incluindo o de Melhor Filme. Dirigida pelo cuiabano Bruno Bini, a produção também venceu nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Montagem, além do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Xamã.

Inspirado em acontecimentos reais, o filme conta a história de cinco vidas que se conectam, retratando a violência vivida pelos moradores do Jardim Novo Colorado, na periferia de Cuiabá, em 2007. A atriz Bella Campos é a protagonista da trama, que conta ainda com os atores Xamã, João Vitor Silva, Bárbara Colen, Jonathan Haagensen, Rui Ricardo Diaz e Rejane Faria.

A previsão é que “Cinco Tipos de Medo” seja lançado nos cinemas no primeiro semestre de 2026, pois antes participa de outros festivais.
 
ENSAIO SOBRE A VERDADE

O longa-metragem de ficção está sendo filmado nas regiões de Primavera do Leste e Poxoréu. A obra acompanha a intensa relação entre pai e filho em uma casa isolada no interior de Mato Grosso.

No elenco estão os atores Luciano Bortoluzzi, Dionathan Pessoni, Enivaldo Kanazokema e a atriz Virginia Cavendish. O roteiro e direção de “Ensaio Sobre a Verdade” são do cineasta Wanderson Lana.

MÃE BONIFÁCIA

O longa-metragem de ficção foi gravado no município de Sorriso e contou com artistas de toda a região, como Ivan Belém e Eloá Pimenta. Com direção do cineasta Salles Fernandes, o filme “Mãe Bonifácia” está na reta final de produção.

Protagonizado pela atriz Zezé Motta, a obra retrata a história da mulher negra alforriada que viveu em Cuiabá no fim do século 19 e ajudou na luta dos escravizados daquela época. 

O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA

O primeiro longa-metragem de ficção rodado na região do Vale do Araguaia reuniu cerca de 150 pessoas entre elenco, equipe técnica e figuração. O ator J. Astrevo (da dupla Nico e Lau) interpreta o personagem Vô Severino. 

Dirigido pelo cineasta Daniel Leite Almeida, o filme é livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, que acompanha a jornada de um garoto sem nome que parte em busca de sua identidade e do sonho de ser escritor. 

SOMOS TEREZA

O documentário de longa-metragem conta a história de Tereza de Benguela, que liderou o Quilombo Quariterê, em Mato Grosso, e se tornou uma das mais importantes lideranças da resistência à escravidão no Brasil. 

Gravado em Vila Bela da Santíssima Trindade, o filme contou com a participação de mulheres da comunidade, além da atriz Zezé Motta, que interpreta a líder quilombola. A produção dirigida por Oz Ferreira e Danielle Bertolini já está na fase de montagem. 

DE AMOR E LIBERDADE

O longa-metragem de animação tem como base A Rusga, uma revolta que ocorreu no Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso. Durante o movimento, em que cerca de 400 portugueses foram mortos, se desenvolve a história de um amor impossível que desafia a cobiça e clama pela liberdade de amar. A animação é dirigida pela cineasta Tati Mendes.

OUTRAS PRODUÇÕES

Com investimento total de R$ 16 milhões, o maior de todos os editais da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso viabiliza também a produção de quatro minisséries mato-grossenses. Na lista estão a animação “Florifluto”, o documentário “Gente do Xingu” e as ficções “Fica Perto” e “Portão do Inferno – Casos Arquivados”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Brasil mantém liderança global na exportação de algodão em 2024/25

Publicado em 29 de Agosto de 2025 ás 14h 19min


Aprovada redução de 30% a contribuição do Fethab sobre abate de fêmeas bovinas e bubalinas

Publicado em 29 de Agosto de 2025 ás 13h 18min


Déficit de armazenagem em MT pressiona os preços da soja

Publicado em 29 de Agosto de 2025 ás 12h 18min


Jornal Online

Edição nº1621 - 29/08/2025