Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 16 de Fevereiro de 2026

Noticias

Empresários e consumidores de Sinop mostram pessimismo com negociações Brasil-EUA

26 de Agosto de 2025 as 14h 57min

Dados de relatório do CISE/Unemat – Foto: Divulgação

O mais recente relatório do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE/Unemat), referente a agosto de 2025, mostra como empresários e consumidores de Sinop estão percebendo a atual disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos. A pesquisa, feita em parceria com a CDL Sinop, revelou que, embora a maioria acompanhe o tema de perto, os impactos ainda não foram sentidos de forma expressiva na economia local.

Entre os 97 empresários entrevistados, 95% afirmaram estar acompanhando a tarifação norte-americana sobre produtos brasileiros. Apesar disso, 83% disseram que não sentiram impactos diretos na economia de Sinop até agora. Outro dado relevante é que 31% declararam ter relação com os setores atingidos, enquanto 67% disseram não estar ligados a essas áreas.

Quando avaliados sobre o andamento das negociações entre os dois países, 49% classificaram como “ruim”, enquanto apenas 16% consideraram “bom” e 29% como “regular”. Já em relação ao futuro, a maioria (51%) se disse pessimista, contra 21% que mantêm expectativa positiva.

A pesquisa também ouviu 190 consumidores. O levantamento revelou que 75% estão acompanhando o tema, enquanto 20% não estão atentos e 5% não souberam responder. Assim como os empresários, a maioria (81%) afirmou que os efeitos ainda não foram percebidos no comércio local. Apenas 10% disseram sentir impactos até o momento.

Quando questionados sobre as perspectivas para os próximos meses, 48% dos entrevistados demonstraram pessimismo, 31% se mostraram otimistas, enquanto 18% disseram estar indiferentes e 3% não opinaram.

O relatório indica que, embora a tarifação imposta pelos EUA seja acompanhada de perto, especialmente pelo setor produtivo, ainda não há reflexo direto perceptível na economia de Sinop. No entanto, o clima de pessimismo predomina, sobretudo entre os empresários, que estão mais diretamente expostos aos desdobramentos internacionais.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Mauro critica juros altos e alerta para risco fiscal

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 12h 22min


Agricultura brasileira e norte-americana compartilham eficiência e desafios no preparo de solo

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 10h 27min


Republicanos terá reunião para definir Juarez Costa

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 08h 23min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026