Noticias
Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim à China
06 de Agosto de 2025 as 05h 35min

As empresas mato-grossenses respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O número de empresas de Mato Grosso, habilitadas a exportar a semente para a China, cresceu de 8 para 20 empresas, o que representa uma alta de 150%. A nova lista, divulgada pela Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC), ampliou de 31 para 61 o total de empresas brasileiras autorizadas.
Com isso, Mato Grosso representa 32,7% das empresas brasileiras da lista, um terço dos estabelecimentos aptos a atender o maior mercado importador do mundo. A China responde por 38,4% do consumo global de gergelim.
O estado também se consolidou como o maior produtor de gergelim do Brasil. Na safra 2024/25, foram cultivados cerca de 400 mil hectares, com estimativa de produção de 275 mil toneladas — um crescimento de 12% em relação à safra anterior. O cultivo vem avançando especialmente em áreas de segunda safra, como alternativa de renda para os agricultores, e tem contribuído para a diversificação da agricultura mato-grossense.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o resultado é fruto da organização do setor produtivo e do esforço conjunto entre governo e iniciativa privada.
“Esse avanço expressivo é resultado direto do dinamismo dos nossos produtores e da atuação estratégica do Governo de Mato Grosso, que tem buscado abrir novos mercados e fortalecer a imagem do nosso agronegócio no exterior”, afirmou Miranda.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Bancada de MT reforça motim em Protesta por prisão de Bolsonaro
Publicado em 06 de Agosto de 2025 ás 19h 18min
Empresários presos por assalto denunciam policiais por tortura
Publicado em 06 de Agosto de 2025 ás 17h 15min
Governo vai substituir mais de 1,3 mil pontes de madeira
Publicado em 06 de Agosto de 2025 ás 16h 41min