Noticias
Empresas do setor de comunicação devem emitir NFCom a partir de 1º de novembro
24 de Outubro de 2025 as 07h 25min
Contribuintes que ainda não estão credenciados podem fazer a solicitação da adesão – Foto: Divulgação
A partir de 1º de novembro de 2025, as empresas que prestam serviços de comunicação e telecomunicação em Mato Grosso deverão emitir a Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom). Para facilitar a adesão ao novo modelo, a Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) realizou o credenciamento automático de todas as empresas do setor.
Caso alguma empresa não tenha sido credenciada automaticamente, é possível solicitar o credenciamento voluntário por meio do e-mail cddf@sefaz.mt.gov.br.
De acordo com o fisco estadual, podem emitir a NFCom as empresas cuja atividade principal ou secundária esteja vinculada aos serviços de comunicação, conforme os códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
A NFCom é um documento fiscal eletrônico (arquivo XML com validade jurídica) que substitui as notas fiscais de Serviço de Comunicação (modelo 21) e de Serviço de Telecomunicações (modelo 22). O novo modelo será utilizado por empresas de telefonia, internet, rádio e TV por assinatura, entre outras do segmento.
Emitida e armazenada de forma digital, a NFCom permite o envio automático das informações à Sefaz, reduzindo burocracias e erros, além de facilitar o controle tributário. A medida integra o processo de modernização da gestão fiscal do Estado, promovendo mais eficiência, segurança e transparência tanto para o contribuinte quanto para o poder público.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Cyklo abre inscrições para startups ingressarem no programa de aceleração
Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 09h 19min
Volume de investimentos em ativos digitais cresce 58% em Mato Grosso
Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 07h 19min
Central de Vagas passa a utilizar Telegram para comunicação com os pais e responsáveis por alunos
Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 05h 18min
