Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 10 de Fevereiro de 2026

Noticias

Empresas lideradas por mulheres têm 20% menos inadimplência

01 de Dezembro de 2025 as 13h 30min

Indicadores são reflexo de maior planejamento, prudência e desafios extras – Foto: Divulgação

Uma nova pesquisa da Serasa Experian revelou um dado importante sobre o cenário do empreendedorismo feminino brasileiro: negócios liderados por mulheres demonstraram desempenho significativamente superior em organização financeira e cumprimento de compromissos em relação a empresas comandadas por homens. O levantamento, que analisou cerca de 23 milhões de empresas  ativas no país, observou que a taxa de inadimplência feminina é 20% menor à masculina. 

Os resultados da pesquisa também apontam que apenas 16% das empresas com participação societária feminina apresentam algum tipo de restrição financeira. Entre os negócios liderados por homens, esse índice sobe para 20%.

Além da inadimplência reduzida, o estudo também analisou o score PJ (pessoa jurídica), indicador que mede a probabilidade de uma empresa honrar suas obrigações. As empresas comandadas por mulheres se concentram com mais frequência nas faixas intermediárias e de menor risco. No score PF (pessoa física), que avalia a reputação financeira das sócias, elas também apresentam vantagem: menor presença em faixas de alto risco e maior concentração nas pontuações mais elevadas.

Para o empresário Flávio Hideo Mikami, empresário e CEO do Grupo 365, o desempenho das mulheres no comando de empresas não surpreende. “Isso reforça algo que já vínhamos observando na prática. A mulher empreendedora tende a ter uma gestão mais cautelosa, planejada e focada na sustentabilidade do negócio. Elas têm uma maior capacidade de manter as finanças em dia, de negociar melhor e priorizar a credibilidade no mercado”, salienta.

O empresário ressalta que essa maturidade na gestão não surge por acaso. “Muitas vezes, isso é reflexo das barreiras que as mulheres enfrentam para acessar crédito. Por terem mais obstáculos, acabam se preparando mais, estudando mais e gerenciando os negócios com ainda mais prudência”, analisa.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Termo é firmado e destina mais de R$ 3,5 milhões para escolas municipais de Sorriso

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 15h 13min


Jornal Online

Edição nº1733 - 10/02/2026