Noticias
Entenda por que Riquelme virou xodó de Mano Menezes no Grêmio
02 de Agosto de 2025 as 11h 15min

A bola da vez entre os jovens gremistas é Riquelme. Após o atacante Alysson se afirmar, o meia começa a ganhar espaço e, diante do Fortaleza, fez a terceira partida consecutiva como titular. A tendência é que o garoto de 18 anos se mantenha no time nos próximos jogos, ao menos até a chegada de um reforço para a posição.
O paulista Riquelme Freitas dos Santos não sonhava que assumiria tamanha responsabilidade em 2025. A ascensão meteórica ocorreu de forma inesperada. De fino trato e sem muito alarde, demonstra frieza maior que de um "iceberg", nas palavras do técnico Mano Menezes.
Em maio, o jogador foi chamado às pressas para compor o grupo que enfrentaria o Sportivo Luqueño, no encerramento da fase de grupos da Sul-Americana. O Grêmio optou por equipe reserva, e Amuzu foi desfalque de última hora após passar mal em função de uma virose.
Riquelme havia atuado no dia anterior diante do Atlético Goianiense pelo Brasileirão Sub-20. O coordenador técnico Felipão viu o jogo e chancelou a convocação do meia para o compromisso na Arena. O garoto entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória por 1 a 0 (reveja abaixo).
A estreia de Riquelme com o grupo profissional, no entanto, ocorreu no ano passado, na derrota por 2 a 0 para o The Strongest, pela fase de grupos da Libertadores. O então técnico Renato Portaluppi levou elenco reserva para a Bolívia, e o garoto entrou no segundo tempo. Foi a única oportunidade na temporada.
Ao todo, a jovem promessa participou de sete partidas pela equipe principal em 2025. Além disso, fez 24 jogos pela equipe sub-20, entre Copa São Paulo, Campeonato Gaúcho e Brasileirão.
Riquelme se tornou a única opção em momento difícil da temporada. Principais alternativas para a posição, Monsalve e Cristaldo se alternaram na titularidade ao longo do ano e não convencem.
Além do desempenho abaixo do esperado, o colombiano teve uma lesão no ombro e o argentino virou desfalque por desconforto muscular. Na última terça, Cristaldo voltou, mas ficou no banco.
Para solucionar o problema, Mano tentou o esquema com três volantes diante do Alianza Lima, no playoff da Sul-Americana, e do Vasco, pelo Brasileirão. A derrota e o empate fizeram o treinador repensar a formação. Um dos fatores que também deram confiança para o treinador colocá-lo "na fogueira" foi a personalidade. Riquelme não demonstra se assustar com jogos grandes.
Foi desta forma que começou contra Alianza Lima – quando o Grêmio tentava reverter a derrota da ida –, Palmeiras, no Allianz Parque, e Fortaleza, na Arena. “Riquelme é mais frio que iceberg. É surpreendente em termos de comportamento. É tranquilo, recebe as instruções, tenta fazer, às vezes não consegue, mas não se desequilibra. Temos um jogador de extremo valor para construirmos juntos. Se daqui a pouco não render bem, é natural. Vai ter momentos de tirar um pouquinho para respirar e não dar tanta responsabilidade de resolver todos os problemas. A tendência é evoluir”, comentou o treinador depois da vitória sobre o Fortaleza.
Mesmo na derrota para o Palmeiras por 1 a 0, Riquelme também já havia ganho elogio de Mano. “Riquelme já deu uma passagem de bola segura pelo setor. Eu sempre falo isso: o meia precisa transmitir isso para a equipe. A equipe vai cada vez fazer ele crescer mais para que essa bola chegue em uma qualidade maior na frente, onde a gente precisa para marcar os gols”, avaliou o técnico.
Diante do Fortaleza, Riquelme foi peça-chave para a mudança tática promovida por Mano Menezes. O time saiu do 4-2-3-1 e passou para o 4-4-2. Cristian Olivera assumiu o lado direito. Riquelme foi para a esquerda não só para criar jogadas de ataque, mas com responsabilidade de recompor. Assim, Alysson saiu da ponta e atuou centralizado, para atuar mais próximo de Braithwaite.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Pílula anticoncepcional masculina supera primeiros testes em humanos
Publicado em 02 de Agosto de 2025 ás 13h 20min
Assassino de mãe e filhas será julgado na próxima semana
Publicado em 02 de Agosto de 2025 ás 09h 14min
Produtores de MT deixam EUA fora da rota de exportação da carne bovina
Publicado em 02 de Agosto de 2025 ás 07h 13min