Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Noticias

Ergonomia e automação reduzem esforço físico e aumentam bem-estar no campo

21 de Janeiro de 2026 as 15h 45min

Vários fatores estão reduzindo o esforço físico – Foto: Divulgação

A evolução da ergonomia e da automação nas máquinas agrícolas tem mudado a rotina de quem passa horas no comando de tratores, colheitadeiras e pulverizadores, tornando o trabalho mais leve, seguro e produtivo. Cabines mais confortáveis, sistemas de amortecimento e comandos eletrônicos estão reduzindo o esforço físico, a exposição à vibração e o estresse durante longas jornadas.

“Hoje, as máquinas contam com assentos com regulagem de peso e suspensão a ar, capazes de absorver as irregularidades do terreno e reduzir a fadiga lombar. As cabines estão mais espaçosas e isoladas acusticamente, equipadas com ar-condicionado com controle eletrônico, filtros de ar e sistemas de suspensão que diminuem a vibração e o ruído, fatores que impactam diretamente a saúde e a concentração do operador”, explica Eder Pinheiro, coordenador de Marketing de Produto Tratores da Massey Ferguson.

De acordo com o ortopedista e professor da Universidade Brasil, Flávio Benez, a ergonomia é fundamental para a saúde e a produtividade de quem opera máquinas. “A prevenção via ergonomia melhora a saúde ao longo do tempo. Melhores condições ergonômicas contribuem para menos fadiga, menos dor, bem estar, o que se traduz em concentração, menos erros e menor risco de acidente”, explica.

Benez destaca ainda que recursos ergonômicos bem projetados trazem benefícios diretos. “A vibração é um fator de risco; reduzi-la com um bom assento, suspensão ou cabine bem construída diminui a carga mecânica e os processos degenerativos da coluna vertebral. Um layout adequado dos controles e uma boa visibilidade melhoram a postura e reduzem as inclinações e torções do tronco e do pescoço”, completa.

Um dos exemplos mais recentes dessa evolução ergonômica é o trator MF 8S, da Massey Ferguson. A cabine foi projetada a partir de entrevistas com agricultores de diferentes regiões do mundo e oferece visibilidade de 360°, nível de ruído de apenas 68 dB e espaço interno de 3,4 m³, com área envidraçada de 6,6 m². O design exclusivo Protect-U separa o motor da cabine por um vão de 24 centímetros, isolando o ambiente interno de ruídos, calor e vibrações. Além disso, o apoio de braço multifuncional concentra os principais comandos, permitindo operar com mais conforto e menos esforço físico.

“O MF 8S é um bom exemplo de como a tecnologia e o design podem trabalhar juntos para melhorar a experiência de quem está no campo. Cada detalhe da cabine foi pensado para tornar o trabalho mais leve, silencioso e intuitivo. Isso reflete o nosso compromisso em desenvolver máquinas que cuidam do operador tanto quanto da produtividade”, destaca Pinheiro.

Além do conforto, a automação vem redefinindo o papel do operador. Tecnologias como piloto automático, telemetria e monitoramento remoto permitem que as tarefas sejam executadas com maior precisão e menor esforço físico. “Hoje, o operador atua mais como gestor da operação, analisando dados e tomando decisões com base em informações em tempo real. Isso reduz o desgaste físico e aumenta a eficiência”, diz Pinheiro.

O médico ortopedista destaca que pequenas ações complementares também fazem diferença. “Pausas regulares, aliadas a alongamentos e mobilização do tronco, pescoço e braços, ajudam a aliviar a tensão muscular. Intervenções simples de ajuste ergonômico e conscientização dos operadores sobre posturas corretas, ajustes de assento e uso apropriado de controles para evitar esforços desnecessários podem ter impactos notáveis”, conclui Benez.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min


Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min


Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026