Noticias
Especialista em satélites será destaque em podcast nacional sobre tecnologia
22 de Julho de 2025 as 07h 44min

Doutor em sensoriamento remoto orbital avançado e CEO da SpectraX, o professor Carlos Silva Junior é o convidado especial do RedCast, um dos principais podcasts nacionais, para falar sobre ciência e tecnologia. O canal conta com mais de 330 mil inscritos no YouTube e 119 mil seguidores no Instagram.
Dr. Carlos ganhou projeção nacional após publicar um vídeo nas redes sociais que viralizou, ultrapassando a marca de 350 mil visualizações. No conteúdo, ele desmistifica os supostos impactos de um eventual corte do sinal GPS pelos Estados Unidos, tema que será aprofundado durante o episódio do RedCast.
“Precisamos, antes de tudo, manter a calma. O sinal civil do GPS é utilizado globalmente, inclusive por países que têm atritos com os EUA, como China e Irã. Tecnicamente, é possível embaralhar sinais em zonas de guerra, mas nunca na história o GPS foi cortado por razões políticas. Isso afetaria até empresas americanas e a confiança mundial no sistema”, explicou Carlos.
O pesquisador também destacou que o Brasil já opera com múltiplos sistemas de navegação por satélite, como o GLONASS (Rússia), o Galileo (União Europeia) e o Beidou (China), este último em funcionamento desde 2020. “Celulares modernos, tratores e embarcações já captam múltiplos sinais de sistemas GNSS. Um exemplo é o iPhone 12, que já opera com GLONASS e Galileo há bastante tempo”, completou.
Para Silva Junior, o maior desafio enfrentado hoje não é tecnológico, mas a desinformação. “Se o GPS desaparecesse amanhã, causaria transtornos, claro. Mas o país não pararia. O verdadeiro problema é a desinformação, que tenta apagar a ciência e o bom senso. Isso nos obriga a refletir: o Brasil precisa de um sistema próprio. Precisamos buscar soberania tecnológica”. https://www.youtube.com/@RedCastOficial
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Obra da nova Prefeitura de Sinop avança e chega a 8% de execução
Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 17h 46min
Como as IAs “pensam” e por que devemos monitorá-las
Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 17h 31min
Bases foram definidas em 2018, revelam documentos do BC
Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 16h 30min