Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 09 de Fevereiro de 2026

Noticias

Excesso de pré-candidatos pressiona União-Progressista

17 de Dezembro de 2025 as 12h 16min

Federação enfrenta disputa por vagas em 2026 – Foto: Assessoria

Às vésperas do ciclo eleitoral de 2026, a federação União Progressista já lida com um desafio central: administrar um número elevado de pré-candidatos interessados nas vagas proporcionais em Mato Grosso.

No comando do Progressistas no Estado, o ex-deputado Nilson Leitão reconheceu que a disputa interna tende a se intensificar, sobretudo diante do limite legal de candidaturas para a Câmara dos Deputados. Levantamentos internos indicam que somente no União Brasil mais de 14 nomes avaliam entrar na disputa federal, contingente superior ao permitido e que exigirá escolhas políticas delicadas.

Durante ato de filiação Leitão afirmou que o processo passará, necessariamente, por negociações internas. “Vamos precisar escolher quem tem mais disposição e melhores condições de alcançar votos”, disse.

Esse quadro, na avaliação do presidente do PP, acaba incentivando movimentos de reacomodação política, especialmente entre deputados que enxergam risco à própria reeleição. Segundo ele, a federação pretende atuar até o limite do calendário eleitoral para criar condições que tornem a permanência politicamente viável. “O esforço será feito até o fim”, afirmou.

Além da disputa por espaço, Leitão destacou que o sucesso eleitoral dependerá da formação de chapas equilibradas, capazes de distribuir votos e ampliar o quociente eleitoral. “A lógica não permite depender apenas de nomes conhecidos. É preciso ter uma composição completa para fazer diferença na disputa”, declarou.

Por fim, ele afirmou que as definições finais só ocorrerão após ouvir lideranças regionais e analisar o potencial eleitoral de cada pré-candidato, processo que deve incluir cortes inevitáveis para evitar desgastes e preservar a competitividade da federação.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Emendas estaduais terão fiscalização conjunta

Publicado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 12h 50min


LS Tractor reforça soluções de acesso à mecanização no campo

Publicado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 10h 52min


TCU deu prazo e cobrou explicações da reitora sobre uso de emenda parlamentar

Publicado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 08h 50min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026