Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 16 de Junho de 2024

Noticias

Exportação de carne bovina chega a mais de 70 mil toneladas

23 de Maio de 2024 as 18h 08min

Alta no dólar e mercado internacional aquecido são responsáveis pelo cenário – Foto: Divulgação

Mato Grosso exportou o maior volume de carne bovina já observado na história da cadeia produtiva. Ao todo, foram 74,99 mil Toneladas em Equivalente Carcaça (TEC), de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em abril deste ano.

Conforme o diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, a alta do dólar e o mercado internacional aquecido são pontos importantes no cenário das exportações. “Hoje a nossa carne vai para mais de 140 países. Tivemos neste mês um recorde histórico, praticamente o dobro de muitos meses de abril de outros anos”, pontua Manzi.

A China continuou como a principal compradora com 29,79 mil TEC, volume mais alto dos últimos cinco meses. E outros países asiáticos têm apresentado forte força nas compras da carne mato-grossense. Emirados Árabes e Filipinas com 13,72 mil TEC e 4,13 mil TEC, respectivamente.

Para o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, as exportações tendem a se manter elevadas uma vez que a China é um parceiro de médio e longo prazo.

“Mesmo com a China se tornando mais independente com a produção de grãos, ela está mudando as políticas internas para reduzir a dependência de soja. Mas, de carne eles não têm condições de produzir em larga escala a carne bovina. A gente tem um grande trabalho de sempre ir dialogando com esse país para mostrar que não é só carne commodity mas sim, uma carne de qualidade”, pontua.

Mato Grosso também apresentou alta no número de abate de bovinos, totalizando 619,68 mil cabeças. Esse é o maior volume registrado, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), com 230,74 mil animais a mais em relação à média histórica do mês de abril.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Pesquisa explora potencial dos coprodutos para alimentação animal

Publicado em 16 de Junho de 2024 ás 05h 14min


Há quatros anos, Mato Grosso não registra casos de sarampo

Publicado em 15 de Junho de 2024 ás 11h 16min


Em má fase, Flu e Atlético-GO duelam contra a sombra do Z4

Publicado em 15 de Junho de 2024 ás 09h 15min


Jornal Online

Edição nº1316 15/06/2024