Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 03 de Outubro de 2026

Noticias

Exportações de milho disparam em maio e volume já supera em 5x todo o embarque de 2025

28 de Maio de 2026 as 12h 43min

Avanço das vendas externas impulsiona receita do setor mesmo – Foto: Cláudio Neves

As exportações brasileiras de milho registraram forte avanço em maio de 2026 e já superam em mais de cinco vezes todo o volume embarcado no mesmo mês do ano passado.

Dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mostram que o Brasil exportou 201.735,3 toneladas do cereal até a terceira semana do mês.

O resultado ultrapassa com ampla margem o total exportado em maio de 2025, quando os embarques somaram 38.928,1 toneladas durante todo o mês. O crescimento acelerado reforça o aumento da competitividade do milho brasileiro no mercado internacional, em um momento marcado pela ampliação da oferta global e pela busca de compradores por origens mais competitivas.

Considerando os 15 dias úteis de maio de 2026, o país embarcou média diária de 13.449 toneladas de milho, avanço expressivo de 625,5% em relação às 1.853,7 toneladas por dia registradas em maio do ano passado, que contou com 21 dias úteis.

O desempenho positivo nas exportações ocorre em meio ao avanço da segunda safra brasileira, fator que amplia a disponibilidade interna do cereal e fortalece o fluxo logístico nos portos. Mesmo diante da forte retração nos preços internacionais do milho, o elevado volume embarcado sustentou o crescimento da receita obtida com as vendas externas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

EUA e Rússia retiraram exigência de supervisão humana de pacto global sobre armas autônomas com IA

Publicado em 02 de Outubro de 2026 ás 17h 26min


Bruno Guimarães celebra 50 jogos pela Seleção com gol e faixa de capitão

Publicado em 02 de Outubro de 2026 ás 16h 23min


Avança a inadimplência no agro em 2026

Publicado em 02 de Outubro de 2026 ás 15h 18min


Jornal Online

Edição nº1898 - 03/10/2026