Noticias
Exportações de soja em maio caem 7,92% ante a média dos últimos cinco anos
14 de Junho de 2024 as 13h 32min
De janeiro a maio, embarques da soja em grão registram recuo de 6,4% - Foto: Divulgação
Em maio, Mato Grosso escoou 3,85 milhões de toneladas de soja em grão. O volume, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), é 7,92% menor ante a média dos últimos cinco anos. Ao se analisar os embarques no acumulado de 2024, estes estão 6,40% menores frente ao mesmo período do ano passado.
De janeiro a maio o estado enviou para o exterior 16,68 milhões de toneladas de soja em grão. A queda, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), “está atrelada à menor produção da soja 2023/24 em relação a 2022/23”.
A China segue como a principal compradora da soja mato-grossense. No quinto mês de 2024 foram enviadas para a gigante da Ásia 2,37 milhões de toneladas. Em seguida vem a Espanha com 410 mil toneladas.
O farelo de soja e o óleo seguem em destaque nas exportações mato-grossenses. De acordo com o Imea, com a retração dos preços dos coprodutos e a greve nos portos e nas esmagadoras da Argentina, os envios apresentaram crescimento.
Somente em farelo de soja foram enviados para o mercado externo 835,95 mil toneladas, enquanto em óleo 21,22 mil toneladas. A Tailândia foi o destaque nas aquisições de farelo com 174,61 mil toneladas, enquanto no óleo foi a Argélia com 18 mil toneladas.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Até carcaça de moto foi descartada no Ecoponto da Noemia Dalmolin
Publicado em 05 de Março de 2026 ás 18h 40min
Nvidia prepara novo chip para acelerar o processamento de IA
Publicado em 05 de Março de 2026 ás 18h 17min
Primeiro campeão de MT, Paulistano está de volta e disputará a Segunda Divisão
Publicado em 05 de Março de 2026 ás 17h 16min
