Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 06 de Maio de 2025

Noticias

Fórum de Prefeitos debate melhorias para educação pública em Mato Grosso

29 de Março de 2025 as 08h 20min

O 1º Fórum de Prefeitos pela Educação foi realizado na Assembleia Legislativa e teve como tema principal estratégias inovadoras para fortalecer a educação pública, aumentar a arrecadação com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) educacional e melhorar o desempenho das escolas nas avaliações nacionais.

No evento, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, anunciou a criação de uma secretaria adjunta que atenderá exclusivamente as demandas dos municípios, inclusive de forma online.

“A nova secretaria adjunta vai ficar responsável por toda a parte da gestão entre a Secretaria e os municípios, aproximando, assim, a Seduc com as prefeituras e, principalmente, a discussão de como a gente pode melhorar os índices dentro do Programa Internacional de Mestrado para Gestores (IMPM)”, apontou o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bustolin.

O deputado Adenilson Rocha (PSDB) destacou a importância desse evento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a AMM.

“Para mim, é muito bom esse fórum, principalmente, por tratar diretamente dos interesses dos municípios com a Seduc, pois Mato Grosso é um estado grande territorialmente e tudo fica concentrado na capital. Entendo que, quando você cria uma secretaria adjunta, acabamos criando braços que podem discutir coisas que vai interessar mais os municípios”, explicou o deputado.

Para Rocha, o evento servirá para melhorar e fortalecer a infraestrutura da educação em vários municípios. “Acredito que melhorando os indicadores, consequentemente, vai aumentar os repasses. Temos que parar daquela pauta de discurso político e começar a ir para a prática, vencendo as dificuldades. O governo vem investindo na educação, mas agora a gente precisa melhorar não somente a cultura física, mas também o conhecimento para que os próprios alunos tenham reconhecimento e consigam ter uma educação de qualidade”, relatou ele.

Na ocasião, os prefeitos conheceram estratégias para aumentar a arrecadação com o ICMS educacional e também como preparar suas escolas municipais para a próxima avaliação do Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB), marcada para outubro. Porto lembrou que o governo está realizando o Fórum com o propósito de divulgar algumas propostas e regime de colaboração.

“Do primeiro ao quinto ano, o trabalho é feito nos municípios, além da educação infantil. Também temos vários programas para fortalecer o processo de alfabetização, fortalecer os anos iniciais. A exemplo disso é o Alfabetiza Mato Grosso, o Muxirum, que tem como alfabetizar jovens e adultos, alfabetizar as crianças até o segundo ano do ensino fundamental. Além disso, nós temos programas de investimento para creche”, disse.

“Hoje nós vamos assinar o edital que contempla R$ 40 milhões para o ano de 2025 para a retomada da construção de creches. O Fórum é para mostrar os investimentos na área de tecnologia, construção, recomposição, aprendizagem e ICMS Educacional”, revelou o secretário.

Os participantes receberam orientações técnicas sobre diversos produtos e programas da Seduc, como Educação Conectada, Programa Saúde na Escola e Transporte Escolar.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Nova tabela do IR entra em vigor

Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 16h 08min


Impacto do tarifaço de Trump ainda será sentido

Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 15h 08min


Consórcio apresenta proposta de R$ 155,1 mi para conclusão de obras do BRT

Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 15h 03min


Jornal Online

Edição nº1538 - 07/05/2025