Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 11 de Novembro de 2025

Noticias

Fórum Getap apresenta os campeões de produtividade no milho inverno

11 de Novembro de 2025 as 12h 40min

Vencedores da 5ª edição do concurso serão premiados no próximo dia 26 – Foto: Divulgação

O avanço da produtividade no campo será o grande protagonista do Fórum Getap 2025, que acontece no dia 26 de novembro, em Indaiatuba/SP e reunirá novamente especialistas para debater tendências, compartilhar conhecimento e difundir boas práticas no manejo da cultura do milho.

O evento, que já se consolidou como uma das principais plataformas de troca técnica do setor, também marcará o anúncio dos vencedores da 5ª edição do Concurso de Produtividade no Milho Inverno 2025, reconhecendo os agricultores que alcançaram resultados de excelência e contribuíram para elevar os patamares de produtividade do cereal no Brasil.

Com as auditorias já finalizadas esta edição contou com um número recorde de inscrições, com o total de 618 participantes (considerando só as áreas do inverno 2025) acumulados nas categorias: cultivo irrigado e sequeiro. Ao todo, agricultores de 12 estados (BA, MA, SE, TO, PA, RO, MT, MS, GO, MG, SP e PR). As áreas foram auditadas por empresas terceirizadas e certificadas pelo Getap.

De acordo com Gustavo Resende Capanema, coordenador técnico do Getap (Grupo Tático de Aumento de Produtividade), a cada edição o concurso comprova o interesse crescente dos produtores em melhorarem suas áreas. “Com todos as informações geradas com essas auditorias, estamos criando um grande banco de dados, um verdadeiro mapa do milho no Brasil e isso ajudará os agricultores na tomada de decisões mais assertivas”, reforçou.

Alguns indicadores estratégicos de produção foram analisados durante a auditoria, entre eles: produtividade e população obtida, número e peso de grãos por espiga. De acordo com o coordenador técnico, de forma geral, observou-se um leve atraso na semeadura da safra, sem impacto significativo no cronograma produtivo. “Na temporada anterior (2024/25), houve demora no plantio da soja, que encurtou a janela do milho. Ainda aconteceu um volume elevado de precipitações registrado entre janeiro e fevereiro, comprometendo momentaneamente as condições ideais de entrada nas áreas”, disse.

Esse cenário gerou, inicialmente, uma expectativa de possível redução de produtividade, especialmente nas regiões do Cerrado. No entanto, a regularização climática ao longo do ciclo compensou o atraso inicial. Houve boa distribuição de chuvas, particularmente em Mato Grosso, o que favoreceu o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das lavouras. “De modo geral, o comportamento climático da safra foi positivo, equilibrando o pequeno descompasso no início do plantio e garantindo boas condições para o fechamento do ciclo produtivo”, detalhou Capanema.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Novo biofungicida: controle biológico eficaz e regeneração da microbiota

Publicado em 11 de Novembro de 2025 ás 15h 42min


Flamengo sobe a 39% de possibilidade de título e deixa Palmeiras com 60%

Publicado em 11 de Novembro de 2025 ás 14h 42min


Mercado de carne suína mantém estabilidade com indústria bem cautelosa e foco no fim de ano

Publicado em 11 de Novembro de 2025 ás 13h 40min


Jornal Online

Edição nº1672- 11/11/2025