Noticias
Falta de chuvas obriga muito produtor a rever estratégias no plantio
24 de Outubro de 2024 as 14h 15min

O relógio tem corrido contra o produtor brasileiro nas últimas safras e nessa temporada (2024/25) não é diferente. Com as condições climáticas desfavoráveis os trabalhos andam atrasados nas principais regiões produtoras do país.
Segundo dados mais recentes da Conab, o plantio da safra de soja alcançou 9,1% da área até a segunda semana de outubro. A nível de comparação, na mesma data do ano passado, a semeadura atingia 19%.
Mesmo diante desse descompasso, a companhia mantém previsão positiva. Para a soja, a estimativa é de um crescimento de 2,8% na área semeada. Ainda assim, a produção da oleaginosa deve aumentar 12,7%, para 166,05 milhões de toneladas.
Fato é que para essas previsões se confirmarem, muitos produtores que realizaram o plantio esperando a chuva (que ainda não chegou) estão tendo que recalcular a rota e as estratégias.
“Aqueles que não utilizam irrigação, para não perder a janela, apostam na semeadura no seco, porém, como em algumas regiões as águas não vieram como o esperado, muitos estão revendo todo o planejamento”, destacou, Victória Corrêa, engenheira agrônoma e especialista em sustentabilidade da AGTech Sima (Sistema integrado de monitoramento agrícola).
Como alternativa para esse cenário complicado, o emprego de tecnologias se torna essencial para ajudar a classe produtora a reduzir os custos, que já estão elevados. A SIMA, por exemplo, focada em agricultura inteligente, oferece um aplicativo que possibilita o monitoramento no campo de forma georreferenciada, analisando dados em tempo real e gerando ordens de serviço automaticamente.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Protótipo avalia qualidade e maciez da carne bovina em tempo real com uso de IA
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 05h 35min
Justiça nega pedidos e mantém ação contra Alei, vice e agricultor
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 04h 38min
Alei defende inclusão de Sorriso no traçado da FICO
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 04h 37min