Noticias
Fazenda valoriza o passado olhando para o futuro
06 de Maio de 2025 as 09h 08min

Uma caminhonete D10, a família, dois funcionários, três cachorros, um fogão à lenha e muita força de vontade em desbravar Mato Grosso. Assim é a história da família Mazzardo que chegou há pouco mais de 40 anos no estado e tem escrito uma trajetória de sucesso na agricultura e investimento em novas tecnologias sem deixar de preservar as memórias desse caminho.
Entre as ferramentas para essa receita de sucesso iniciada em agosto de 1985 com a chegada do produtor Sadi Mazzardo estão o capricho, a união e a convicção da importância de manter o time de colaboradores sempre qualificados para dar conta do recado diante de tantas inovações. O produtor conta que a primeira visita a Mato Grosso ocorreu em 1984, mas garante que o intuito dela foi apenas visitar os amigos que estavam no estado.
“Em 1985 surgiu uma chance de a gente vir para Mato Grosso e eu acabei vindo para cá. Viemos do Sul sem saber onde era a propriedade. Era mês de agosto, estrada de chão, 77 quilômetros para chegar onde eu tenho a sede hoje. Era uma poeira de 10 centímetros mais ou menos de altura”, relembra “seo” Sadi.
Os registros guardam imagens das primeiras safras da fazenda Mazzardo, ainda nos anos 1980. Época de grandes obstáculos, mas que não superaram os sonhos de quem tinha certeza de estar no caminho certo. Hoje, a família possui áreas em Sorriso e Sinop, a família cultiva ao todo 2,6 mil hectares de soja na primeira safra e milho na segunda.
Assim como a lavoura, o parque de máquinas também cresceu. O velho CBT 2600 de 1985 foi reformado e segue na lida. A relíquia, que ajuda a manter vivas as lembranças daquele tempo, assim como outros equipamentos, hoje divide espaço com o que há de mais moderno em tecnologia para o campo.
“A gente o vê [CBT 2600], uma máquina velha, de anos, conservada, a gente olha para a gente mesmo. Tantos anos de Mato Grosso, mas com pensamento para a frente, grande, positivo, levando a vida numa boa. Ele [trator] está velho de ano, mas está fazendo o serviço dele ainda”, diz carinhosamente “seo” Sadi sobre a máquina.
Além de equipamentos modernos, as novas gerações da família Mazzardo começam a chegar. Segundo o produtor, a família é de seis irmãos que possuem sociedade até hoje.
“Hoje já tem os filhos que estão entrando para comandar daqui para a frente o negócio, porque já estamos numa certa idade que está na hora de aposentar um pouco e deixar os mais novos tocarem”, comenta Sadi.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Nova tabela do IR entra em vigor
Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 16h 08min
Impacto do tarifaço de Trump ainda será sentido
Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 15h 08min
Consórcio apresenta proposta de R$ 155,1 mi para conclusão de obras do BRT
Publicado em 06 de Maio de 2025 ás 15h 03min