Noticias
Ferramenta do BC permite bloquear abertura de contas falsas em bancos
03 de Dezembro de 2025 as 16h 52min
Proteção visa prevenir cidadãos e empresas de golpes e fraudes – Foto: Divulgação
O Banco Central (BC) lançou nesta semana uma nova ferramenta que permite a pessoas e empresas restringirem a possibilidade de abertura de contas bancárias indesejadas em instituições financeiras.
Batizada de BC Protege+, a funcionalidade foi desenvolvida para evitar a abertura de contas com identidade falsa ou usando dados de pessoas físicas ou jurídicas de forma fraudulenta. Quando ativado, o mecanismo também informa ao Sistema Financeiro Nacional que o usuário não aceita ser incluído como responsável, seja como titular ou representante, em contas de outras pessoas ou empresas.
“As instituições são obrigadas a fazer consulta para qualquer abertura [de conta] a partir de hoje. É um novo procedimento que os cidadãos precisam aprender”, explicou Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do BC.
Até o início da tarde, quase 8 mil pessoas já haviam ativado o bloqueio e 263 tentativas de abertura de contas foram rejeitadas em decorrência da ativação da ferramenta. “O BC Protege+ é uma das diversas ações que adotamos, no âmbito do Banco Central, para oferecer ferramentas ao cidadão e à cidadã para acompanhamento de sua vida financeira e também sua proteção”, destacou Izabela Correa, diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do BC.
Para acessar o serviço, é preciso ter conta Gov.br nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada. O BC Protege+ está disponível no site do BC, dentro da área logada do Meu BC no site do Banco Central, seguindo: "Serviços > Cidadão > Meu BC". Dentro do sistema, é possível ativar ou desativar a proteção a qualquer momento.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Público conhecerá portfólio tecnológico para alavancar a eficiência no plantio
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 10h 55min
Sinop regulamenta programa para adoção de pontos de ônibus
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 09h 54min
Max diz que PODEMOS terá peso na chapa estadual
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 08h 51min
