Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 31 de Julho de 2025

Noticias

Fertilizante biotecnológico: único com registro de condicionador de solo no Mapa

30 de Julho de 2025 as 16h 12min

Melhor enraizamento e produtividade, além de proporcionar ganhos ao solo – Foto: Divulgação

A crescente demanda por soluções sustentáveis no agronegócio tem impulsionado a adoção da agricultura regenerativa — prática que ganha cada vez mais relevância como uma abordagem essencial para o futuro do setor, ao aliar produtividade à preservação dos recursos naturais.

Diferente dos sistemas convencionais, ela busca restaurar a saúde do solo, aumentar a biodiversidade e melhorar o ciclo da água, promovendo um ecossistema agrícola mais equilibrado e resiliente. Neste cenário, a brasileira Superbac, pioneira no mercado nacional e que há mais de 20 anos desenvolve soluções biotecnológicas de alta performance para a agricultura, se destaca.

A empresa é a única a disponibilizar o Supergan, um fertilizante biotecnológico que incorpora o Smartgran — um condicionador biológico de solo enriquecido com bactérias inteligentes (tecnologia Smartbac) — no mesmo produto, tendo essa dupla função certificada e registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Comprovadamente, a nossa biotecnologia gera maior disponibilização dos nutrientes para as plantas, melhora o enraizamento e a produtividade, além de proporcionar ganhos na qualidade biológica do solo”, diz Fernando Barros, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa.

O Supergan possui macro e micronutrientes que promovem uma nutrição equilibrada e, associados às bactérias inteligentes do produto, criam um ambiente propício para o desenvolvimento das plantas. Esse conjunto tecnológico é capaz de gerar uma maior eficiência nutricional, estimular a vida biológica, promover a fixação de nitrogênio, solubilizar fósforo e potássio, além de propiciar o enraizamento e o crescimento das plantas. Prova dessa eficiência é a maior presença das enzimas arilsulfatase e betaglicosidase, envolvidas no ciclo do enxofre e do carbono.

Outro destaque da tecnologia é sua contribuição para o aumento da produtividade em uma mesma área, mediante a inserção de matéria orgânica no processo de adubação e o aumento da diversidade de espécies de microrganismos benéficos ao solo e à planta.

De forma análoga, as bactérias inteligentes também promovem o aumento da atividade microbiana, resultando na maior produção de uma série de enzimas importantes para o processo de disponibilização e aporte de nutrientes. “O resultado desse pacote tecnológico é um solo com melhor qualidade biológica e mais produtivo, com menor necessidade de fertilizantes químicos convencionais, somado à eficiência nutricional das culturas”, completa Barros.

MAIOR ENRAIZAMENTO
A tecnologia do fertilizante biotecnológico da Superbac também contribui para a melhoria do solo em três níveis: físico (estrutura/porosidade), químico (macro e micronutrientes/fertilidade) e biológico (estimula e melhora a parte viva do solo — microrganismos e microfauna), formando um ambiente favorável ao equilíbrio da biota.

“Trabalhos científicos comprovam que, ao melhorarmos a qualidade biológica, automaticamente geramos um ambiente mais equilibrado, resultando em maior produtividade no final do processo. E nisso somos únicos e pioneiros”, destaca Luiz Fernando Costa Ribeiro Silva, responsável pela área de desenvolvimento de mercado da Superbac.

O especialista reforça ainda que o Supergan tem alta concentração de bactérias, o que o torna muito mais eficiente que qualquer outro produto orgânico, conforme comprovado cientificamente. Além disso, é um produto que atende a todos os tipos de cultivo, como milho, soja, café, cana-de-açúcar, batata, maçã, tomate, entre outros.

“Garantimos todos esses benefícios com o nosso registro no Mapa. Afinal, temos o único fertilizante biotecnológico do mercado com condicionador de solo, em que todas as suas características geram benefícios ao meio ambiente, fazendo a planta produzir mais e melhor”, finaliza Silva.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

PM fecha área de extração ilegal de madeira em região da floresta amazônica

Publicado em 31 de Julho de 2025 ás 10h 32min


Nova rival da OpenAI lança IA mais barata que a DeepSeek

Publicado em 31 de Julho de 2025 ás 09h 31min


Campanha Tchau Sufoco começa amanhã em Sinop

Publicado em 31 de Julho de 2025 ás 08h 31min


Jornal Online

Edição nº1600- 31/07/2025