Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 11 de Novembro de 2025

Noticias

Flamengo sobe a 39% de possibilidade de título e deixa Palmeiras com 60%

11 de Novembro de 2025 as 14h 42min

Léo Pereira comemora gol do Flamengo contra o Santos pelo Brasileirão 2025 — Foto: André Durão

A disputa pelo Campeonato Brasileiro 2025 está pegando fogo. O Flamengo renovou suas esperanças de levantar a taça após uma 33ª rodada bastante favorável. O Rubro-Negro carioca venceu o Santos, por 3 a 2, com susto no fim, mas subiu suas chances de título de 23,32% a 39,11%. O líder Palmeiras tropeçou no interior paulista ao ser derrotado pelo Mirassol, por 2 a 1. Com isso, as possibilidades de título alviverde caíram de 74,35% para 59,65%.

A primeira colocação segue com o Palmeiras, que tem os mesmos 68 pontos que o Flamengo, e supera o rival no número de vitórias: 21 a 20. No próximo sábado, durante a Data Fifa e cheios de desfalques, as duas equipes vão finalmente jogar as partidas adiadas na época da Copa do Mundo de Clubes. O Fla vai a Pernambuco encara o lanterna Sport, pela 12ª rodada, e o Alviverde pega o Santos, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada.

O Cruzeiro perdeu uma boa oportunidade de se aproximar da primeira colocação ao ficar no empate sem gols diante do Fluminense, no Mineirão. Com um jogo a mais que Palmeiras e Flamengo, a Raposa ainda ficou quatro pontos atrás dos principais candidatos ao título brasileiro. As chances celestes caíram de 2,33% para 1,24%, podendo diminuir ainda mais depois dos líderes cumprirem os jogos adiados no próximo fim de semana.

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.886 jogos de Campeonatos Brasileiros, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente. Após a 33ª rodada, a pontuação mínima necessária para garantir o título brasileiro é 84.

Se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances como mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.

Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.

PERMANÊNCIA

A situação do Santos se complicou mais um pouco depois de ser superado pelo Flamengo. Foi a segunda derrota seguida e o quinto jogo sem vencer do Peixe, que segue no Z-4 por mais uma rodada. As chances de permanência da equipe alvinegra caíram de 63,16% para 55,40%. O Peixe vai cumprir o seu jogo atrasado no próximo sábado diante do Palmeiras.

Primeiro fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar, o Vitória aumentou em mais um ponto a vantagem sobre o Santos após ficar no 0 a 0 contra o Botafogo, em casa. Só que o sentimento rubro-negro é de chance perdida de abrir uma diferença mais segura para o Z-4. As possibilidades de permanência foram de 31,98% para 32,11%, ou seja, nada mudou para o Leão.

Vale lembrar a explicação da diferença percentual entre Santos e Vitória, mesmo com a equipe baiana dois pontos à frente e fora do Z-4. O Peixe tem um jogo a menos, mais adversários diretos pelo caminho como Inter e Juventude e os parâmetros de ataque e defesa da equipe paulista são superiores aos do time baiano.

Entre os integrantes do Z-4, houve uma inversão percentual entre Juventude e Fortaleza. A equipe gaúcha venceu a segunda partida seguida, agora diante do Vasco, e melhorou suas chances de seguir na Série A de 5,74% para 16,99%. O Fortaleza só empatou em casa diante do Grêmio, e suas possibilidades de permanência foram de 20,03% a 11,80%. Na classificação, os gaúchos estão a três pontos do Vitória,16º colocado, e os cearense a cinco pontos.

Por fim, o lanterna Sport está condenado ao rebaixamento estatisticamente após mais uma derrota: 4 a 2 para o Atlético-MG. Não há possibilidade de reverter a situação por só poder chegar a 35 pontos. Matematicamente, a queda será decretada quando o Leão da Ilha não vencer o próximo jogo ou em caso do próximo empate do Vitória ou de algum triunfo de Santos ou Juventude. Após a 33ª rodada, a pontuação mínima necessária para garantir a permanência na Série A é 47.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Novo biofungicida: controle biológico eficaz e regeneração da microbiota

Publicado em 11 de Novembro de 2025 ás 15h 42min


Mercado de carne suína mantém estabilidade com indústria bem cautelosa e foco no fim de ano

Publicado em 11 de Novembro de 2025 ás 13h 40min


Fórum Getap apresenta os campeões de produtividade no milho inverno

Publicado em 11 de Novembro de 2025 ás 12h 40min


Jornal Online

Edição nº1672- 11/11/2025