Noticias
Fujifilm amplia a eficiência operacional com exames de raio-X realizados in loco
28 de Dezembro de 2025 as 08h 52min
Tecnologia realiza exames ocupacionais em minutos – Foto: Divulgação
A adoção do equipamento portátil de raio-X da Fujifilm tem transformado processos de saúde ocupacional em empresas brasileiras, reduzindo drasticamente o tempo destinado aos exames obrigatórios e eliminando a necessidade de deslocamentos até clínicas especializadas.
Com os exames obrigatórios de raio-x de tórax e coluna, realizados diretamente no ambiente de trabalho, companhias de diferentes setores têm registrado ganhos expressivos de produtividade e redução de custos logísticos.
Líder mundial em produtos e serviços fotográficos e destaque no segmento de healthcare, a Fujifilm foi pioneira na criação do primeiro aparelho de raio-X digital em 1983 e, hoje, oferece o menor e mais leve equipamento portátil do mercado. O FDR Xair, com apenas 3,5 kg, autonomia mínima de 100 disparos e tecnologia de baixa dose que reduz em até 75% a exposição à radiação, permite a realização de exames radiológicos de forma ágil, segura e com precisão diagnóstica equivalente à obtida em clínicas e hospitais.
De acordo com a Preventec, de Sinop, no Mato Grosso, clínica de saúde ocupacional que utiliza o equipamento em empresas de diferentes portes e segmentos, a exposição à poeira, a produtos químicos e ao manuseio de cargas pesadas faz com que operações industriais e rurais, inclusive em regiões remotas, tenham entre 60% e 70% da força de trabalho obrigada a realizar exames periódicos de raio-x de tórax e coluna.
Nesses cenários, a possibilidade de realizar os exames in loco representa um avanço significativo, especialmente em períodos críticos como plantio, colheita, processamento industrial ou operações contínuas. Nessas situações, a ausência, mesmo que temporária da força de trabalho, impacta diretamente na produtividade da empresa.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
IA e alta performance: lições da Copa para o ambiente corporativo
Publicado em 25 de Junho de 2026 ás 14h 03min
Frente da Agropecuária cria grupo para discutir biomassa
Publicado em 25 de Junho de 2026 ás 13h 03min
MT muda cronograma sobre a proibição de biomassa nativa
Publicado em 25 de Junho de 2026 ás 12h 01min
