Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 12 de Abril de 2026

Noticias

Gallo questiona uso correto do crédito emergencial em MT

18 de Agosto de 2025 as 14h 19min

Governo Federal libera R$ 30 bilhões – Foto: Divulgação

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, manifestou preocupação sobre a aplicação do crédito emergencial de R$ 30 bilhões anunciado pelo Governo Federal. O recurso tem como objetivo apoiar empresas brasileiras afetadas pelo aumento das tarifas imposto pelos Estados Unidos.

Gallo alertou para o risco de que parte do crédito seja usada de forma indevida, beneficiando setores que não precisariam do auxílio. Segundo ele, é fundamental que os números de cada segmento sejam analisados antes da liberação dos recursos. As taxas sobre produtos brasileiros chegaram a 50%, e o crédito integra o Programa Brasil Soberano. A medida provisória permite que o recurso proteja exportadores de riscos comerciais nas fases pré e pós-embarque.

O mecanismo abrange micro, pequenas e médias empresas, que podem realocar produtos caso percam mercado em determinados países.

Gallo citou o setor da carne como exemplo, que mesmo após o aumento das tarifas, tem mantido estabilidade nas primeiras semanas. Ele alertou ainda para o risco fiscal do programa, uma vez que o crédito está fora do teto do arcabouço fiscal.

O secretário afirmou que o uso inadequado do recurso pode gerar aumento do endividamento público. Isso poderia refletir em elevação de taxas de juros e pressão sobre a inflação, segundo ele. Gallo reforçou que é necessária cautela na execução do programa para evitar distorções econômicas. O crédito emergencial deve beneficiar apenas empresas realmente afetadas pelo tarifaço.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Líderes do Jardim Carolina, Topázio e Rota do Sol dialogam com Alei em Sorriso

Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 12h 48min


Sorriso aposta no turismo agro sustentável na FIT Pantanal 2026

Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 12h 45min


Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR

Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 10h 50min


Jornal Online

Edição nº1776 - 11a13/04/2026