Noticias
Gallo questiona uso correto do crédito emergencial em MT
18 de Agosto de 2025 as 14h 19min
Governo Federal libera R$ 30 bilhões – Foto: Divulgação
O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, manifestou preocupação sobre a aplicação do crédito emergencial de R$ 30 bilhões anunciado pelo Governo Federal. O recurso tem como objetivo apoiar empresas brasileiras afetadas pelo aumento das tarifas imposto pelos Estados Unidos.
Gallo alertou para o risco de que parte do crédito seja usada de forma indevida, beneficiando setores que não precisariam do auxílio. Segundo ele, é fundamental que os números de cada segmento sejam analisados antes da liberação dos recursos. As taxas sobre produtos brasileiros chegaram a 50%, e o crédito integra o Programa Brasil Soberano. A medida provisória permite que o recurso proteja exportadores de riscos comerciais nas fases pré e pós-embarque.
O mecanismo abrange micro, pequenas e médias empresas, que podem realocar produtos caso percam mercado em determinados países.
Gallo citou o setor da carne como exemplo, que mesmo após o aumento das tarifas, tem mantido estabilidade nas primeiras semanas. Ele alertou ainda para o risco fiscal do programa, uma vez que o crédito está fora do teto do arcabouço fiscal.
O secretário afirmou que o uso inadequado do recurso pode gerar aumento do endividamento público. Isso poderia refletir em elevação de taxas de juros e pressão sobre a inflação, segundo ele. Gallo reforçou que é necessária cautela na execução do programa para evitar distorções econômicas. O crédito emergencial deve beneficiar apenas empresas realmente afetadas pelo tarifaço.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Nova Rota prevê fluxo de 440 mil veículos durante Carnaval
Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 16h 17min
Morre motociclista ferido em acidente em Sinop; segundo em 24 horas
Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 14h 18min
Com gol de pênalti, Luverdense vence o Sport Sinop e abra vantagem na semi
Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 13h 19min
