Noticias
Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições
06 de Fevereiro de 2026 as 16h 29min
Serão premiados os agricultores que alcançarem as maiores produtividades – Foto: Divulgação
O Grupo Tático de Aumento de Produtividade (Getap), consagrado na realização do concurso no milho, anunciou o lançamento oficial da premiação agora para o sorgo, iniciativa inédita voltada ao reconhecimento de produtores que buscam elevados tetos produtivos, eficiência e uso de tecnologia na cultura.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio, em âmbito nacional, e chegam em um momento estratégico para o cereal, que vive um ciclo consistente de crescimento no Brasil.
Segundo análise da Céleres Consultoria, o sorgo é hoje uma das culturas com maior potencial de expansão no país. “A área plantada cresceu mais de 50% nos últimos cinco anos, com avanço médio de 10% ao ano, ritmo comparável ao de culturas de maior evidência, como o milho. Ainda assim, é subaproveitada, ocupando pouco mais de 2,5 milhões de hectares, menos de 5% da área disponível na segunda safra”, afirma, Enilson Nogueira, consultor da Céleres.
Na visão do especialista, o sorgo deixou de ser visto apenas como uma alternativa de final de safrinha e baixo investimento. “Com os níveis atuais de produtividade e margem em sistemas de média e alta tecnologia, a atratividade do cereal mudou na cabeça do produtor. Hoje ele é encarado como uma cultura complementar ao milho, especialmente no Cerrado”, destaca.
Esse reposicionamento ocorre em paralelo à evolução da demanda. Além do uso tradicional na ração animal, o sorgo vem ganhando espaço na cadeia de etanol de cereais, que já consome mais de 25 milhões de toneladas de grãos por ano, além da abertura do mercado chinês em 2025, que habilitou o Brasil como exportador do cereal. A expectativa da Céleres é que a demanda total por sorgo alcance entre 10 e 13 milhões de toneladas até 2030, praticamente dobrando em relação ao volume atual.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Sinop: protagonismo estadual ao implantar ferramenta de gestão eficiente
Publicado em 29 de Março de 2026 ás 12h 24min
Conflito aumenta riscos para exportações de milho, carnes e açúcar do Brasil
Publicado em 29 de Março de 2026 ás 10h 27min
Agro brasileiro exportará via Turquia para contornar Estreito de Ormuz
Publicado em 29 de Março de 2026 ás 08h 26min
