Noticias
Governadores cobram Lula por diálogo com Trump
09 de Agosto de 2025 as 13h 22min
Governadores de 9 estados se reuniram quinta (8), em Brasília, para discutir os efeitos do aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O encontro foi convocado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), que criticou a postura do presidente Lula diante da crise comercial com os norte-americanos.
O grupo reúne nomes da direita e centro-direita, como Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Junior (PR), Jorginho Mello (SC), Wilson Lima (AM) e Ibaneis Rocha (DF).
Durante a reunião, Mendes afirmou que Lula “precisa esquecer as eleições de 2026” e buscar um canal direto de negociação com o presidente dos EUA, Donald Trump. Para o mato-grossense, a ausência de diálogo pode agravar os impactos econômicos nos estados brasileiros.
“Xi Jinping já falou mais de dez vezes com Trump. Lula não pode ficar oferecendo jabuticaba como se estivesse jogando para sua base eleitoral”, criticou. Segundo ele, a falta de articulação pode levar o país a uma das piores crises diplomáticas e comerciais da história recente.
Mendes afirmou ainda que, caso Lula continue “omitindo-se”, os presidentes da Câmara e do Senado deveriam assumir a frente das negociações. Para o governador, o Congresso tem legitimidade para representar os interesses nacionais em momentos de omissão do Executivo.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Nova Mutum conquista Selo Ouro do MEC e avança na alfabetização
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 12h 24min
BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min
Lucas do Rio Verde tem meta de 100% de área até o fim do ano
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 10h 22min
