Noticias
Governo apura fraude em consignados de servidores
25 de Maio de 2025 as 11h 39min

O governador Mauro Mendes (União) determinou a abertura de uma auditoria para apurar possíveis irregularidades em empréstimos consignados descontados na folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. A decisão ocorre em meio a denúncias de descontos indevidos e indícios de superendividamento.
A declaração foi feita após o avanço de investigações sobre fraudes semelhantes no INSS. Mendes afirmou que tomou conhecimento do caso há cerca de 20 dias e decidiu investigar a situação no estado. “Algo estranho e equivocado ocorreu no INSS e isso assustou muitas pessoas. Por isso determinei a auditoria nos consignados”, disse.
A auditoria está sendo conduzida pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio do Procon, do Ministério Público, do Decon e de outras instituições de controle. Um decreto publicado nesta semana formalizou a criação de uma força-tarefa para o trabalho.
A investigação pode contar ainda com a participação da Assembleia Legislativa, que analisa a criação de uma comissão especial. “Chamamos o MP e quem mais quiser participar. Doa a quem doer, a auditoria vai acontecer e, se algo estiver errado, medidas serão tomadas contra essas empresas”, declarou o governador.
Segundo Mendes, o Executivo estadual está “tranquilo” quanto à apuração e disposto a punir eventuais responsáveis por fraudes. A determinação de revisar os descontos preventivamente já havia sido publicada no início do mês, por meio do Decreto nº 1.441/2025.
Entre as irregularidades já detectadas em auditorias anteriores feitas pela CGE, estão diferenças entre os valores contratados pelos servidores e os valores que efetivamente foram depositados nas contas. Em pelo menos um caso, uma empresa teve as operações suspensas e está sendo investigada.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco
Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 09h 37min
Temperaturas baixas podem elevar em até 30% o risco de AVC
Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 07h 36min
Audiência discutirá renovação da concessão da Energisa
Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 05h 34min