Noticias
Governo cria grupo para debater direitos de entregadores por app
06 de Dezembro de 2025 as 13h 25min
Propostas devem tratar de algoritmos, previdência e remuneração – Foto: Divulgação
O Governo Federal vai instituir um grupo de trabalho (GT), coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, para formular propostas de regulação trabalhista para entregadores por aplicativo.
O grupo será composto também pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e representantes de organizações e entidades dos entregadores de todas as cinco regiões do país, além de representantes das centrais sindicais. O anúncio foi feito pelo ministro Guilherme Boulos, que se reuniu com representantes destes trabalhadores.
Segundo o ministro, um dos principais objetivos da iniciativa é melhorar a remuneração desses entregadores. “Hoje trabalham demais e ganham pouco”, sintetizou. O grupo também deve propor algum seguro previdenciário para a categoria. “O formato disso nós queremos discutir exatamente no grupo de trabalho para esses trabalhadores que hoje, se sofrem um acidente, estão a Deus dará, ninguém se responsabiliza”, disse Boulos.
O terceiro ponto de pauta envolve transparência das plataformas no uso dos algoritmos, que são as programações digitais das plataformas que definem questões como valor e distribuição das entregas a esses profissionais autônomos.
“Tanto os motoristas de Uber, como os entregadores de ifood, e aqui também vale para todas outras plataformas, esses trabalhadores hoje são comandados pelo algoritmo, que inclusive utilizam os seus dados, mas não há nenhuma transparência nesse algoritmo. E é uma demanda dos trabalhadores que haja essa transparência”, observou.
Serão convidados a participar das reuniões do grupo de trabalho representantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério da Saúde. A Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre Regulamentação dos Trabalhadores por App, por meio de seu presidente, o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), e o relator do colegiado, deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE), também serão chamados a contribuir com debate.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Sport Sinop vence o Chapada e encara o Cuiabá nas quartas
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 05h 52min
Lucas se prepara para ser o principal entroncamento ferroviário do Brasil
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 04h 51min
Presença de técnico campeão olímpico enaltece evolução do esporte em Lucas
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 04h 15min
