Noticias
Governo define minerais críticos prioritários para investimentos
08 de Novembro de 2026 as 08h 16min
Conselho aprovou lista com 27 minerais – Foto: Divulgação
O Conselho Nacional para Industrialização de Minerais Críticos e Estratégicos se reuniu para aprovar a lista de prioridades do governo federal para minerais críticos e estratégicos. São 27 minerais listados, em grupos de três prioridades – alta, média e baixa –, a serem consideradas no direcionamento de políticas públicas e recursos de fomento.
A classificação levou cinco critérios em consideração: risco geopolítico envolvendo o mineral; concentração de oferta; se esse mineral é substituível ou não; a posição do Brasil na cadeia de produção (se ainda precisar de mais desenvolvimento, ele sobe na lista); e dependência que o Brasil tem daquele mineral em relação a outros países.
A lei que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos foi sancionada em 16 de setembro, após aprovação no Congresso Nacional. O texto prevê investimentos de até R$ 7 bilhões por meio de incentivos a projetos de processamento e transformação dos minerais. E são esses investimentos que serão direcionados respeitando as prioridades definidas na lista aprovada.
O objetivo é criar uma nova indústria no país para processar esses minerais e transformá-los em produtos prontos, como baterias de carros elétricos, e tirar o Brasil do papel de mero exportador de matéria-prima. O país tem a segunda maior reserva de grafita no mundo, a terceira de níquel, a quarta de manganês, e quer ampliar investimento no setor.
Os minerais no topo da lista, inclusive, são essenciais para as baterias dos veículos elétricos, para os ímãs permanentes e para sistemas de armazenamento de energia. Como são fundamentais em um mercado em franca expansão, níquel, grafita, lítio, entre outros, receberão prioridade em investimentos para desenvolvimento.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Número de vítimas de acidentes com motos aumenta quase 10% em Sinop
Publicado em 08 de Novembro de 2026 ás 10h 18min
Setor automotivo recebe capacitação em Sinop
Publicado em 08 de Novembro de 2026 ás 06h 15min
Pivetta descarta dinheiro público para shows milionários no estado
Publicado em 08 de Novembro de 2026 ás 04h 14min
