Noticias
Governo de MT investe R$ 22,9 bi com ajuste fiscal
01 de Junho de 2025 as 13h 51min
Estado cortou impostos e manteve equilíbrio nas contas - Foto: Assessoria
O Governo do Estado afirma ter alcançado um equilíbrio fiscal que permitiu, nos últimos seis anos, investir cerca de R$ 22,9 bilhões em infraestrutura, saúde, educação e outras áreas. Os dados são da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e abrangem o período de 2019 a 2024.
Com as contas ajustadas, a gestão estadual afirma ter conseguido aplicar até 20% da receita em investimentos, mesmo com a redução da carga tributária em setores considerados essenciais para a população e para o setor produtivo.
Entre as medidas adotadas, destaca-se a diminuição da alíquota do ICMS para energia elétrica, telefonia e internet, que passou a ser de 17%. O gás de cozinha ficou com 12%. A gasolina, com 23%, e o etanol, com 10,5% — esta última, a menor taxa do país, segundo o governo.
O Estado também concedeu incentivos fiscais ou reduziu tributos em segmentos como bares, restaurantes, hortifrúti da agricultura familiar, transporte intermunicipal, construção civil e comércio varejista.
Para o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, os números refletem uma política tributária estruturada, com foco no aumento da competitividade e do desenvolvimento regional. Segundo ele, o bom ambiente de negócios resultou em maior produção e exportações.“Com a arrecadação crescendo sem aumento da carga tributária, o imposto pago retorna à população em forma de obras e serviços”, afirmou Gallo. Para ele, a política fiscal do Estado fortaleceu o setor produtivo e ampliou a presença de Mato Grosso no mercado nacional e internacional.
Mato Grosso segue com nota A+ na Capacidade de Pagamento (Capag),
segundo avaliação do Tesouro Nacional. A classificação indica equilíbrio fiscal, baixa dívida e alta capacidade de honrar compromissos financeiros, além de facilitar o acesso a crédito e atrair investidores.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
