Noticias
Governo Federal avalia medidas após suspensão da Moratória
22 de Agosto de 2025 as 16h 25min
Ministério do Meio Ambiente vê risco à Amazônia – Foto: Divulgação
O Governo Federal estuda ações após a decisão do Cade que suspendeu a Moratória da Soja na última segunda-feira. Segundo André Lima, secretário de controle de desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, a pasta analisa com a AGU a possibilidade de manifestação formal no processo.
“Se fizer sentido, vamos avaliar como intervir legalmente para reforçar a importância da moratória como política complementar, já que a política pública sozinha não basta”, afirmou Lima.
A suspensão pode aumentar a pressão sobre a Amazônia, com avanço da fronteira agrícola, alerta a pasta. “Não é proibido proteger além da lei, mas é errado reduzir a proteção legal. A decisão do Cade inverte isso”, criticou.
O secretário classificou a medida como “absoluta subversão” por tentar limitar um pacto voluntário do setor privado aos mínimos legais. “Essa visão é equivocada, possivelmente por desconhecimento da legislação ambiental”, acrescentou Lima.
O Ministério espera que empresas mantenham políticas de compliance ambiental e continuem o compromisso com o desmatamento zero, mesmo sem a vigência da Moratória. “Será interessante observar a postura das empresas diante do desafio de seguir protegendo a Amazônia”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Nova Rota prevê fluxo de 440 mil veículos durante Carnaval
Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 16h 17min
Morre motociclista ferido em acidente em Sinop; segundo em 24 horas
Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 14h 18min
Com gol de pênalti, Luverdense vence o Sport Sinop e abra vantagem na semi
Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 13h 19min
