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Governo lança contratação para construir 41 estações do BRT
05 de Setembro de 2025 as 04h 16min

O edital de contratação para a construção de 41 estações para o Ônibus de Transporte Rápido (BRT), em Cuiabá e Várzea Grande, foi publicado no Diário Oficial, na quarta (3). Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a previsão é que a licitação ocorra no dia 25 de setembro.
O valor estimado para a execução das obras é de R$ 68,8 milhões. Além as estações, o edital prevê a construção de 36 abrigos laterais que serão implantados na linha que sai de Várzea Grande até a estação do CPA, em Cuiabá. No total, serão 20 pontos de parada durante o trajeto.
O valor total inclui também a reforma parcial da estação localizada ao lado do Aeroporto Marechal Rondon, com recuperação das estruturas existentes. A contratação será feita por meio de dispensa eletrônica no Sistema de Aquisições Governamentais (Siag). Vencerá a empresa que apresentar o menor valor, com disputa aberta de lances.
Conforme a Sinfra, as estações serão construídas em aço, sendo que a maioria será fechada e climatizada. Elas serão tanto bidirecionais, quando atendem os dois lados da avenida, quanto unidirecionais, que são aquelas que atendem apenas um dos lados, sempre no canteiro central. Já os abrigos laterais serão implantados nas calçadas para paradas de outros ônibus.
Em abril, o Governo de Mato Grosso lançou o primeiro processo de contratação pública para a conclusão das obras do BRT, com valor estimado de R$ 121,3 milhões. Uma semana depois, o processo foi relançado com o valor atualizado em R$ 156.736.162,08.
Após o acordo de rescisão do contrato com o Consórcio Construtor BRT, a Sinfra separou a conclusão das obras em lotes. O primeiro lote inclui a conclusão das obras do trecho entre Várzea Grande e a avenida do CPA. O Consórcio Integra BRT, vencedor da licitação, está realizando obras na praça Ulisses Guimarães e no trecho entre a praça e o edifício Queen Elizabeth. Também já começou a executar serviços na Avenida XV de Novembro.
Ao mesmo tempo, o Consórcio Construtor BRT finaliza os trechos que foram abertos anteriormente, trabalhando atualmente entre o Viaduto da Sefaz e o Comando Geral da Polícia Militar, com prazo até o dia 02 de outubro.
Outros lotes, como as obras na região do Coxipó, construção dos terminais e sinalização ainda serão licitadas.
HISTÓRIA SE REPETE
Essa é a segunda vez que o Governo do Estado tenta implementar um novo modal de transporte em Cuiabá e Várzea Grande. A principio, seria implementado o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi projetado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
As obras do projeto de implantação do VLT custaram mais de R$ 1 bilhão para os cofres públicos do estado e foram marcadas por corrupção e entraves judiciais. Em dezembro de 2014, as obras foram interrompidas. Em 2018, o governo do estado rompeu o contrato com o consórcio VLT e, depois, decidiu substituir o modal pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT).
Fonte: DA REPORTAGEM
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