Noticias
Governo reforça fiscalização na mineração e arrecada R$ 84 mi
05 de Setembro de 2025 as 14h 14min
Resultado é reflexo das recomendações feitas em auditoria – Foto: Divulgação
O Tribunal de Contas de Mato Grosso apontou salto de R$ 84 milhões na arrecadação estadual entre 2023 e 2024 com a cobrança da Taxa de Fiscalização da Receita Mineral (TFRM).
O resultado é reflexo das recomendações feitas em auditoria, que levaram à criação da secretaria adjunta de Mineração, capacitação de servidores e parcerias com a Agência Nacional de Mineração, Sefaz, Sema e IFMT.
Segundo nota técnica, além da TFRM, a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) passou de 33 para 68 municípios entre 2020 e 2024, aumento de 64,7%. Operações em Poconé e Nossa Senhora do Livramento também suspenderam atividades de cooperativas irregulares.
Para o conselheiro do TCE, Antonio Joaquim, os avanços demonstram o enfrentamento de um problema histórico. Apesar disso, o relatório alerta para desafios de governança e risco de retrocesso com o Projeto de Lei 974/2025, em tramitação na Assembleia, que pode comprometer a arrecadação e contrariar orientações do TCU e da ANM.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Miguel prevê vantagem de Pivetta em Lucas do Rio Verde
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 06h 33min
Percent Brasil apresenta nova rodada de intenção de voto ao Senado em MT
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 05h 33min
FPA da Assembleia cobra revisão de regras sobre biomassa em Mato Grosso
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 04h 32min
