Noticias
Grêmio agrega experiência com reforços para ter vestiário mais “cascudo”
23 de Agosto de 2025 as 09h 45min

Além de buscar reforços a nível de titularidade, o Grêmio ampliou o poder de lideranças dentro do vestiário. Contratados nesta janela de transferências, Marcos Rocha, Carlos Vinícius e Fabián Balbuena se somam a Kannemann, Braithwaite e Edenilson como vozes ativas na mobilização do time para a recuperação da temporada.
Internamente, havia o diagnóstico de que o elenco estava carente de referências, conforme externou o técnico Mano Menezes após a chegada de Balbuena no mês passado.
“(Balbuena) É um jogador que tem e alia essa capacidade técnica da função, espírito de liderança, que penso que precisamos agregar também. Essas referências ajudam muito numa equipe, passa a ter nome e sobrenome. Essas coisas influenciam até na maneira, às vezes, como a arbitragem se porta diante dos teus jogadores”, avaliou o treinador.
Aos 36 anos, Marcos Rocha foi apresentado na quinta-feira e explicou como tem colocado a experiência à disposição do grupo. O lateral-direito ex-Palmeiras passa a ser o jogador mais velho do elenco gremista, superando Edenilson, com 35, e Braithwaite e Kannemann, ambos com 34 anos.
“No dia a dia, já venho conversando com o Riquelme, com o Alysson, que são jogadores mais novos, que provavelmente devem atuar um pouco mais pelo meu lado. Eu falo que eu peguei três gerações dentro do Palmeiras, onde a gente conseguiu vender vários jogadores e foi através disso, tendo uma base forte que aguentasse as pancadas para que esses meninos pudessem ter tranquilidade para apresentar seu futebol”, afirmou o novo reforço, que completa 37 em dezembro.
Quem também surge como liderança dentro do vestiário é Cuéllar. O jogador colombiano ficou fora de boa parte da temporada por conta de lesões musculares, mas não deixou de estar entre os nomes mais respeitados do grupo.
Contra o Atlético-MG, no domingo, Cuéllar cobrou Alysson quando o garoto não voltou para marcar um ataque adversário. Com oito temporadas de Europa nas costas, Carlos Vinícius chegou no jovem logo em seguida para acalmá-lo e dar tranquilidade para o restante da partida.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o perfil de contratações do Grêmio mudou. Em julho de 2024, chegaram Aravena, Arezo e Monsalve, todos na faixa dos 21 e 22 anos, com objetivo de revendê-los. A exceção foi Braithwaite, com 34. O ponto fora da curva em 2025 é Erick Noriega, de 23, anunciado na noite de quinta.
Não é a primeira vez no ano que o Grêmio faz um movimento em busca de nomes com bagagem. Em abril, depois da saída do técnico Gustavo Quinteros, a direção trouxe Mano Menezes para responder à torcida, que pedia um treinador mais identificado com o clube.
Poucos dias depois, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, foi anunciado como coordenador técnico, um suporte tanto para Mano quanto para as categorias de base.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Batata e cebola estão mais baratas
Publicado em 24 de Agosto de 2025 ás 09h 49min
Abertura das inscrições para o Concurso de Produtividade 25/26
Publicado em 24 de Agosto de 2025 ás 07h 49min
TCE dá aval às contas de MT, mas faz alertas
Publicado em 24 de Agosto de 2025 ás 07h 47min