Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 02 de Agosto de 2025

Noticias

HOMENAGEM DUPLA: 5 personagens inesquecíveis de Paulo Gustavo, a “Dona Hermínia”

Ator carioca faleceu aos 42 anos após complicações da Covid

09 de Maio de 2021 as 08h 24min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Uma morte como a de Paulo Gustavo não é fácil de superar. Criador de algumas das produções mais icônicas do humor brasileiro e nome por trás da maior bilheteria nacional da história com Minha Mãe É Uma Peça 3, o humorista carioca faleceu terça (4), aos 42 anos, após uma batalha difícil contra a Covid-19, mas seu legado viverá para sempre em suas piadas, atuações e ideias.

Celebrando o Dia das Mães, comemorado neste domingo (9) e a herança que Paulo Gustavo deixa para o Brasil, relembramos abaixo cinco personagens seus que viverão para sempre.

 

DONA HERMÍNIA (MINHA MÃE É UMA PEÇA)

A personagem mais imediata quando se fala de Paulo Gustavo é, claro, a Dona Hermínia, protagonista dos longas de Minha Mãe É Uma Peça. A personagem, uma caricatura das mães de casa que trata de problemas tradicionais de família com muito humor, é criação do humorista, e estreou na peça Surto antes de ganhar seu próprio espetáculo e filme. O jeito de Dona Hermínia falar, em parte baseada na mãe do próprio ator, é perfeitamente familiar para muitos, e sabe refletir as insatisfações e questionamentos de muitos brasileiros. Gustavo foi indicado ao prêmio Shell por Melhor Ator pelo primeiro filme, e venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo roteiro do segundo longa.

 

VALDOMIRO (VAI QUE COLA)

Paulo Gustavo também foi estrela do Vai que Cola, sitcom do Multishow em que viveu o Valdomiro, o malandro que abandona a vida no Leblon e vive como foragido no bairro do Méier, criando mil confusões com a Dona Jô, a Terezinha e todos os outros da pensão. Seu trabalho na série, com plateia ao vivo, também rendeu ao humorista uma indicação no Meus Prêmios Nick, como Ator Favorito.

 

DELEGADO LUPICÍNIO (SÍTIO DO PICAPAU AMARELO)

Paulo Gustavo fez a sua estreia em um papel fixo da televisão em uma das produções mais icônicas do patrimônio brasileiro, em O Sítio do Pica Pau Amarelo. Aparecendo na última temporada da série, em 2007, o ator viveu o Delegado Lupicineo, que persegue um lobisomem sem saber que ele mesmo era a criatura. Naquela época, a atuação de Paulo Gustavo na série já roubava a cena.

 

SENHORA DOS ABSURDOS (220 VOLTS)

Uma versão mais absurda, mais polêmica e definitivamente mais preconceituosa de Dona Hermínia, a Senhora dos Absurdos foi criação de Paulo Gustavo para o programa 220 Volts. Uma crítica social clara, a personagem servia como um canal para escancarar os absurdos dos privilegiados e criticar especificamente o discurso dos mais ricos. Em um de seus últimos programas, a Senhora dos Absurdos chegou a falar sobre a pandemia de Covid.

 

ANÍBAL (OS HOMENS SÃO DE MARTE... E É PRA LÁ QUE EU VOU)

Paulo Gustavo era mestre em roubar a cena, e o personagem de Anibal talvez seja o melhor exemplo disso. Coadjuvante dos longas Os Homens São de Marte... E É Pra Lá que Eu Vou e Minha Vida em Marte, Aníbal é o melhor amigo da protagonista, e está lá para fazer as melhores piadas, sem deixar o lado carinhoso de lado.

Veja Mais

Inoculante com formulação bifásica potencializa a fixação biológica de nitrogênio na soja

Publicado em 01 de Agosto de 2025 ás 16h 46min


Embraer fica livre de taxação e defende tarifa zero para setor

Publicado em 01 de Agosto de 2025 ás 15h 45min


Tratores tornam mais eficientes os manejos da pecuária leiteira

Publicado em 01 de Agosto de 2025 ás 14h 45min


Jornal Online

Edição nº1602- 02/08/2025