Noticias
Hospital Central recebe robô cirúrgico de última geração
09 de Dezembro de 2025 as 14h 32min
Equipamento de R$ 8,1 mi chega em parceria com Einstein – Foto: Assessoria
O Hospital Central de Alta Complexidade recebeu o sistema robótico Da Vinci XI, que permitirá a realização de cirurgias minimamente invasivas em diversas especialidades, incluindo aparelho digestivo, coloproctologia, urologia, oncologia, ginecologia e pediatria.
O investimento de R$ 8,1 milhões foi realizado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, com o objetivo de oferecer ao SUS o mesmo padrão de qualidade aplicado nas unidades da instituição.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que a tecnologia representa um avanço no atendimento e afirmou que a unidade prestará atendimento totalmente gratuito. “Esse é um equipamento de última geração, o que tem de mais moderno na cirurgia robótica”, disse.
Segundo ele, o recurso amplia o campo de visão do cirurgião, reduz o tempo de internação e acelera a recuperação. Gilberto afirmou que o Hospital Central é o principal exemplo do padrão de qualidade que o governo busca implementar na rede pública.
De acordo com a diretora do Hospital Central, Alessandra Bokor, o Einstein compartilhará sua experiência acumulada em mais de 15 anos com cirurgia robótica. “Isso contribuirá para ampliar o acesso a procedimentos menos invasivos e com melhores desfechos”, afirmou.
A instituição é o único centro certificador em cirurgia robótica da América Latina e já formou mais de mil cirurgiões. O Hospital Central será inaugurado em 19 de dezembro e começará a operar em 19 de janeiro de 2026, com serviços de cirurgia pediátrica, ortopedia pediátrica, urologia, oncologia e hemodinâmica.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Emendas estaduais terão fiscalização conjunta
Publicado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 12h 50min
LS Tractor reforça soluções de acesso à mecanização no campo
Publicado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 10h 52min
TCU deu prazo e cobrou explicações da reitora sobre uso de emenda parlamentar
Publicado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 08h 50min
