Noticias
IA brasileira sugere perguntas e diagnósticos médicos em hospitais
17 de Outubro de 2024 as 12h 26min

Uma nova assistente de inteligência artificial tem sido usada para sugerir perguntas e diagnósticos potenciais de pacientes que buscam atendimento em hospitais no Brasil.
Batizada de Lya, a tecnologia usa como base o CID (Classificação Internacional de Doenças) para agilizar a tomada de decisão do médico.
A ferramenta foi criada pela empresa de tecnologia CTC e está sendo testada em dez unidades pelo país como suporte de atendimento.
A assistente pode ser usada por profissionais de diversas especialidades, incluindo clínica médica, pediatria, cardiologia e nutrição. O sistema usa o conceito de Smart Apps, com atendimento personalizado em um design simplificado.
Médicos dedicam, em média, 16 minutos de cada atendimento ao registro de informações dos pacientes, segundo estudo publicado no Annals of Internal Medicine. Com a tecnologia, o tempo gasto com documentação e revisão de prontuários é reduzido.
“Uma das principais funcionalidades da Lya é a transcrição da conversa durante a consulta, que libera o médico da função de preenchimento de dados manualmente, pois será automatizada pela plataforma”, explica Valter Lima, CEO da CTC.
A Lya é capaz de armazenar apenas os dados essenciais para o acompanhamento da jornada do paciente. Isso também reduz a chance de abandono do tratamento.
De acordo com a empresa, 96% dos profissionais relatam alta satisfação com a plataforma e 85% dos médicos adotaram a IA regularmente. A empresa oferece opções de assinatura para hospitais, clínicas e profissionais de saúde autônomos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Inscrições abertas para o Prêmio Cidades Inovadoras
Publicado em 06 de Julho de 2025 ás 11h 17min
Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta produtividade no campo
Publicado em 06 de Julho de 2025 ás 09h 15min
Sorriso: indústria de vidros investirá R$ 10 milhões
Publicado em 06 de Julho de 2025 ás 07h 14min