Noticias
Indústrias têxteis de SP, MG e SC visitam lavouras de algodão em MT
21 de Agosto de 2024 as 09h 36min

Representantes de dez indústrias têxteis de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina estiveram em Mato Grosso na última semana. Durante a passagem o grupo visitou propriedades rurais e debateu a produção de algodão no estado, as principais demandas do setor fabril, além de certificações necessárias para a venda.
Esse é o terceiro ano que os industriários vêm a Mato Grosso para conhecer mais de perto como é a produção de algodão. As propriedades visitadas pelo grupo estão localizadas em Primavera do Leste, um dos principais produtores de algodão do estado.
O diretor da Souza Lima Cotton, Bernardo Souza Lima, foi um dos integrantes do grupo e, conforme ele, o “Giro de Safra” reúne as indústrias para conhecer as regiões produtoras. “Os estados dos quais viemos correspondem a quase 20% do processamento nacional do algodão, por isso a importância de se realizar esse tour para ampliar as experiências”.
Também participaram da reunião as empresas Cedro, Cataguases, Estamparia, Tear Têxtil, Santista, Maliber, Cremer, Dohler e Fiação São Bento. Elas atuam na produção de malharia, fraldas, roupas de cama, mesa e banho, uniformes para o Exército, roupas, produtos de higiene pessoal, entre outros.
Durante a passagem do grupo na última semana no estado, os representantes também visitaram a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). Na oportunidade, o diretor executivo da entidade, Décio Tocantins, apresentou aos industriários o panorama da produção do algodão em Mato Grosso, que atualmente exporta 75% da produção, com envio de 25% do produto para a indústria têxtil nacional.
“Nessa reunião mostramos aos empresários que fazemos uma produção de forma sustentável, com total rastreabilidade. Mato Grosso lidera a produção nacional do algodão, por isso essas trocas de informação entre quem produz e quem confecciona o fio, o tecido e a roupa são tão importantes”, ressaltou Décio, que também destacou o trabalho realizado no estado com as pesquisas.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
IFMT abre 3,5 mil vagas para ensino médio técnico
Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 05h 18min
Violência recua após ações contra facções
Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 11h 23min
Dívidas, calote e falta de crédito travam produtores
Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 09h 22min