Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 12 de Fevereiro de 2026

Noticias

INSS: decisão do STJ altera cálculo de benefícios

27 de Outubro de 2025 as 08h 46min

STJ reforça importância do pedido administrativo completo ao INSS – Foto: Divulgação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou uma tese que deve impactar milhares de processos previdenciários em todo o país. Segundo a decisão no Tema 1124, quando o segurado apresenta documentos que comprovam o direito ao benefício somente durante o processo judicial — e não na fase administrativa — o pagamento do benefício será devido apenas a partir da citação judicial do INSS, e não desde o pedido feito ao órgão.

Para o advogado previdenciário Ubiratãn Dias, a decisão reforça a importância de um requerimento administrativo completo e bem instruído. “Muitos segurados acreditam que basta entrar na Justiça para garantir o benefício com todos os atrasados. Mas o STJ deixou claro que, se a prova não foi apresentada no pedido inicial, o direito ao retroativo pode ser perdido”, explica.

De acordo com o especialista, o entendimento busca coibir o que a Justiça tem chamado de “indeferimento forçado” — quando o pedido é feito de forma incompleta para gerar judicialização. “A tese impõe responsabilidade maior aos advogados e segurados, que precisam reunir toda a documentação disponível antes de acionar o Judiciário”, afirma Ubiratãn.

A decisão também traz reflexos práticos para a advocacia previdenciária. “Agora, a estratégia deve começar no INSS. É fundamental apresentar provas completas no requerimento administrativo e, se necessário, formular novo pedido antes de ajuizar a ação. Essa postura pode garantir o reconhecimento integral do direito e evitar prejuízos financeiros”, orienta o advogado.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Prazo para inscrições na 13ª Copa Marcelinho Boiadeiro termina dia 20

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 16h 43min


Fagundes diz que não vai recuar de candidatura

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 15h 43min


Prefeito e vereadora trocam acusações na Câmara de Cuiabá

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 14h 42min


Jornal Online

Edição nº1735 - 12/02/2026