Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 05 de Maio de 2024

Noticias

José Carlos Ramalho: um empresário seguro para recomeçar

24 de Abril de 2024 as 06h 26min

Zé Ramalho é empresário de sucesso e está no projeto Sinop 50 Anos – Foto: Divulgação

O empresário José Carlos Ramalho é um dos personagens de destaque do projeto “Sinop 50 Anos, a História de Nossa Gente”, que está sendo desenvolvido pela Revista Fator MT, e homenageia famílias e empresas – pioneiras ou recentes – que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

O proprietário da Amazônia Seguros é um dos atrativos desta semana, e terá sua biografia publicada em texto e vídeo. “É uma honra ser uma das figuras que contribuiu para o crescimento de Sinop, uma cidade tão acolhedora, que tanto se desenvolveu nesses 50 anos”, conta Zé Ramalho (como gosta de ser chamado), que chegou a Sinop em 1979, ano de sua emancipação político-administrativa.

Além do conteúdo online (está disponível no Museu Virtual do site www.fatormt.com.br), todas as 150 biografias serão divididas por décadas, formando um box com 5 livros, que serão entregues aos participantes durante cerimônia a ser realizada em setembro. Exemplares do material também serão gentilmente cedidos a museus e bibliotecas.

A HISTÓRIA DE ZÉ

Na biografia produzida pela Fator MT, José Carlos Ramalho narra que nasceu em 10 de dezembro de 1961, pelas mãos de uma parteira, no pequeno sítio do avô, na zona rural de Douradina, distrito no Noroeste do Paraná. Ele foi o primeiro filho de Manoel José da Silva e Adélia Ramalho.

“O casal vivia em uma casa de barro, com cobertura de tabuinha, em um sítio próximo do avô. Já nas primeiras semanas de vida, dona Adélia olhava para o filho e via que ele era diferente das outras crianças. Era muito ativo, curioso e parecia ter muita facilidade para entender o mundo que o cercava”, diz trecho da narrativa.

Zé relembra que desde muito pequeno já tinha grandes responsabilidades. Isso porque na ausência do pai, em tratamento da doença de Chagas, era o filho mais velho que precisava fazer a rota da compra de frango e de outros animais para a família. “Todas as manhãs, meu pai pegava um bolo de dinheiro e colocava na carteira, enquanto minha mãe prendia o cavalo à carroça, e eu saia passando pelas pequenas propriedades rurais”, conta.

Apesar da pouca idade, Zé conhecia todas as rotas das linhas do interior e sabia contar dinheiro. Ele comprava as aves e voltava para casa com o troco. No dia certo, engaiolava as aves e levava para cidade, onde vendia.

Ao longo do texto, Zé percorre as memórias, especialmente quando fala de sua vinda para Sinop, quando acabara de chegar à maioridade. O hoje empresário também trabalhou em farmácia (praticamente no papel de farmacêutico, mesmo sem ter formação na área), bancário, até abandonar uma carreira de sucesso e migrar para o seu próprio negócio: ser corretor de seguros.

No dia 17 de outubro de 1990, a Amazônia Seguros abre a sua primeira porta, um escritório pequeno, em uma sala alugada, na Rua das Nogueiras nº 643. O cartão de visita já trazia as cores verde e amarelo – a mata e o ouro, principais riquezas da região.

“O começo foi muito difícil. Trabalhava 20 horas por dia. Cheguei a sair de Sinop e ir até Paranaíta para fazer seguro de um VW Gol. Também fui a outras cidades distantes, como Apiacás, Juína. As pessoas não acreditavam muito em seguro nessa época. Diziam que seguro só era bom para o banco, que recebia, porque quando precisavam resgatar suas apólices, era um processo penoso”, lembra Zé.

A história ainda retrata suas conquistas pessoais e profissionais, a importância da proximidade com a família e a chegada de seu herdeiro, João Navarro Ramalho. “O sucesso é um caminho. Siga sempre em frente, não pare”, encerra José Carlos Ramalho.

Fonte: JOSÉ ROBERTO GONÇALVES

Veja Mais

FIT Pantanal 2024 oferece programação diversificada e gratuita a visitantes

Publicado em 03 de Maio de 2024 ás 12h 53min


Pai e filho morrem em acidente entre D20 e caminhão de bois na BR-163

Publicado em 03 de Maio de 2024 ás 11h 51min


Petrobras aumenta em 2,8% preço de querosene de aviação

Publicado em 03 de Maio de 2024 ás 10h 50min


Jornal Online

Edição nº1287 04/05/2024