Noticias
Juara: chefe de gabinete é exonerado após ‘dança da chuva’ ao lado de secretário
30 de Maio de 2025 as 10h 25min
Lideranças indígenas se manifestaram: ato discriminatório – Foto: Divulgação
Um vídeo gravado na Prefeitura de Juara mostra uma simulação de “dança da chuva” feita pelo então chefe de gabinete Antônio José Santana Neto e o secretário municipal de Finanças, José Roberto Pereira Alves. Nas imagens, os servidores aparecerem utilizando adereços tradicionais indígenas, como cocar, arco e flecha.
O conteúdo foi feito no ano passado em "tom de brincadeira", mas circulou nas redes sociais nesta semana e gerou uma repercussão negativa ao município. Para representantes da etnia Apiaká, o ato foi uma forma de “difamação” e “discriminação” contra a cultura e identidade dos povos indígenas.
“Nossa cultura não existe dança da chuva como o vídeo mostra. Achamos uma falta de respeito usar um setor público, onde deveria mostrar o respeito com a população, não para fazer esse tipo de demonstração ridícula sem nenhum conhecimento da cultura e costume dos povos indígenas”, ressaltou.
Segundo o prefeito Valdinei Holanda Moraes (PRD), diante da repercussão negativa do caso, Antônio José foi exonerado do cargo. Já o secretário de Finanças José Roberto Pereira Alves permanece na função. “O José Roberto continua trabalhando normal, mas o chefe de gabinete não. Por essa brincadeira perdemos um bom profissional”, disse.
O jesuíta e professor de antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Aloir Pacini, explicou que as manifestações culturais dos povos indígenas são interligadas à natureza e aos seus fenômenos, muitas vezes sendo representados em festas, rituais e danças. Entretanto, cada etnia tem particularidades na forma de representar essa ligação, sendo presente de forma distinta.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
