Noticias
Lafin quer incluir Sorriso e Sinop em extensão de ferrovia estadual
Prefeito indica potencial agrícola dos dois municípios para pleitear inclusão
06 de Outubro de 2021 as 06h 47min

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB), esteve reunido na manhã de ontem (5), com o representante a Rumo Logística, Vinícius Roder. O objetivo do encontro foi de alinhar a inclusão de Sorriso e Sinop na rota da ferrovia. Inicialmente a proposta original da ferrovia é interligar Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Durante a reunião, Lafin deixou claro para o executivo de Relações Governamentais da Rumo que tanto Sorriso, quanto Sinop estão preparados para receber os trilhos da ferrovia, ainda mais pelo potencial agrícola que os municípios têm. “Mais uma vez deixamos claro que o município de Sorriso está preparado para receber os trilhos da ferrovia, assim como Sinop. São dois municípios com grande destaque na produção agrícola, e a vinda da ferrovia proporcionará um desenvolvimento importante aos municípios da região”, destacou Lafin.
De acordo com Roder, a possibilidade de extensão da rota da ferrovia é real no futuro, tanto que uma reunião do prefeito já está sendo agendada ainda neste mês de outubro com a diretoria executiva da Rumo, na cidade de São Paulo, sede do escritório da empresa.
Ao final da visita, Lafin se mostrou otimista com a reunião e acredita que os dois municípios vizinhos irão fazer parte da rota da nova ferrovia. “Tivemos uma reunião muito produtiva, agradeço ao Vinícius pela visita e ao deputado Neri Geller por intermediar a reunião com a diretoria da empresa, estou otimista e vamos continuar trabalhando para que Sorriso e Sinop realmente sejam incluídas na rota da ferrovia estadual”, afirmou Lafin.
Também participaram da reunião os secretários Cláudio Oliveira, de Desenvolvimento Econômico; Marcelo Lincoln, de Agricultura e Meio Ambiente; Milton Geller, de Obras e Serviços Públicos, e representando a Câmara Municipal, o vereador Marlon Zanella.
A construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, com investimento estimado entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões terá o trecho construído no regime de autorização. Diferentemente das concessões, o modelo prevê que 100% dos riscos fiquem nas mãos da iniciativa privada.
A Rumo vai construir um sistema com 730 km de extensão. Serão dois blocos, ambos partindo de Rondonópolis com destino a Cuiabá e Lucas do Rio Verde. O contrato prevê exploração de 45 anos, prorrogáveis por mais 45. A conclusão do primeiro ramal está prevista para 2026 e a do segundo, para 2030.
Fonte: CLEMERSON MENDES
Veja Mais
Mercado de trigo segue lento com agentes defensivos e baixa liquidez
Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 17h 40min
Ancelotti diz que não vê obrigação em vencer a Copa
Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 16h 38min
Lucas: iniciado projeto que garante qualidade de embutidos
Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 15h 38min