Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 13 de Fevereiro de 2026

Noticias

Lançamento de livro infantil celebra a Semana da Criança

10 de Outubro de 2025 as 16h 20min

Fortalecer o envolvimento de crianças com a leitura – Foto: Divulgação

Um livro escrito a quatro mãos. Duas adulta e duas infantil. Esse é o mundo retratado em “As aventuras de Abelita: o mundo pelos olhos de uma abelha e dois meninos”, escrito pela jornalista Claudia Lazarotto em parceria com o filho, Lino Joaquim, 10 anos. A história de Abelita e dos dois meninos – Lino e Vico – foi lançada para o público infantil nesta semana, em Sorriso.

Claudia pontua que o desenvolvimento de Abelita começou quando se descobriu grávida de Lino. “A partir daquele momento inventei uma personagem para começar a contar histórias para ele, ainda na gestação, cada noite era uma situação diferente”, conta. Conforme o filho cresceu, passou a interferir no destino dos personagens, criando novas narrativas. Com o nascimento do irmão, naturalmente ele o incorporou.

“Abelita” é uma narrativa simples, sob à ótica infantil. Lino, explica a mãe, criou um capítulo especial envolvendo fliperamas e abelhas e foi responsável pela pesquisa do funcionamento do estômago da abelha.

A mãe relata que desde muito pequeninho ele cria seus livros: grampeia folhas de ofício, escreve as histórias e faz as ilustrações. Um desses livros caseiros, feito aos 6 anos de idade, é especial para o menino. “Fiz um livro sobre os elementos da natureza, cada personagem é um elemental e no fim do ano minha nona me deu um livro chamado “Os Elementais”, foi muito irado”, diz do alto de sua experiência como leitor/autor.

“Achei que devia incentivá-lo nessa aventura, então quando vi o edital do Promic aberto, entendi a possibilidade de ele ter o nome estampado na capa, contando uma história, assim como nos livros que passou a escrever com 4 anos e presentear as pessoas mais próximas. Ele é um leitor assíduo e agora um escritor orgulhoso da obra”, frisa.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Justiça garante transferência a funcionária pública com TEA

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 15h 15min


STF derruba decreto sobre consignado em MT

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 14h 15min


O plano europeu de usar cavernas de vulcão para testar as futuras casas na Lua

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 13h 14min


Jornal Online

Edição nº1736 - 12/02/2026