Noticias
Lei proíbe uso de capacete em estabelecimentos de MT
05 de Dezembro de 2025 as 09h 41min
Multa será de R$ 761,70 a infratores – Foto: Assessoria
O governador Mauro Mendes sancionou a lei de autoria do deputado Gilberto Cattani que proíbe a entrada e permanência de pessoas usando capacetes ou acessórios que ocultem o rosto em estabelecimentos públicos e privados de Mato Grosso. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de novembro e prevê multa de R$ 761,70 aos infratores.
A nova regra, válida para comércios, repartições públicas, shoppings e condomínios, também estabelece que motociclistas retirem o capacete antes da faixa de segurança em postos de combustíveis. Segundo Cattani, a norma pretende ampliar mecanismos de proteção. “Esta nova regra contribui para a prevenção de delitos e para a ampliação da sensação de segurança”, afirmou.
A penalidade corresponde a três UPFs/MT e será aplicada a qualquer pessoa que tentar acessar ou permanecer em estabelecimentos com o rosto coberto, exceto nos casos previstos na legislação. O valor atualizado começará a ser cobrado a partir do início da vigência, fixado para 30 dias após a publicação.
A lei também restringe balaclavas, máscaras e roupas que impeçam o reconhecimento facial, mas abre exceções para o uso de véus por motivos religiosos, máscaras sanitárias e fantasias em eventos específicos. A expectativa do governo é que a medida reduza práticas criminosas e facilite a identificação em diferentes ambientes.
Com o período de adaptação, estabelecimentos públicos e privados deverão se ajustar às novas regras, que miram em maior controle sobre circulação e prevenção de delitos no estado.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Previ Sinop recebe gestores de investimentos da XP
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 07h 54min
Oferta limitada mantém alta da arroba do boi no mercado
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 07h 14min
Sport Sinop vence o Chapada e encara o Cuiabá nas quartas
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 05h 52min
