Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 14 de Fevereiro de 2026

Noticias

Lucas do Rio Verde é reconhecida como a cidade mais inteligente do estado

03 de Outubro de 2025 as 05h 37min

Estudo avaliou mais de cinco mil municípios brasileiros – Foto: Divulgação

Lucas do Rio Verde foi destaque no Ranking Connected Smart Cities 2025, apresentado nesta semana, em São Paulo, durante a abertura do Cidade Connected Smart Cities, o maior encontro sobre cidades inteligentes da América Latina. Pela primeira vez, o estudo avaliou mais de cinco mil municípios brasileiros e colocou Lucas como a cidade mais inteligente de Mato Grosso e a 4ª melhor colocada do Centro-Oeste.

O município conquistou três reconhecimentos: Selo Cidades Inteligentes – Bronze, baseado nas normas internacionais ISO/ABNT; Selo Ecossistema de Inovação – Prata, que avalia a força e maturidade do ambiente inovador local e a 4ª colocação no Ranking Regional do Centro-Oeste.

O município obteve a nota 47,20, com destaque para os eixos de Governança (64), Resíduos Sólidos, Esgoto e Água (59), Educação (58), Segurança (56) e Telecomunicações (55). O levantamento considera 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas, como economia, meio ambiente, habitação, mobilidade urbana, energia e educação.

Durante a programação, os gestores e técnicos participaram de painéis e apresentaram cases de sucesso do Município.

O secretário de Governo e Administração, Alan Togni ressaltou os avanços no governo digital, que foram apresentados no evento, como a ferramenta “Betha Studio”, que auxiliou a integração de dados das ferramentas desenvolvidas pela equipe do departamento de tecnologia da Prefeitura. 

 "O nosso colaborador Eduardo Avila apresentou a nossa experiência com a transição para o sistema em nuvem (cloud), seguro e atualizado, que já utilizamos na Prefeitura. Digitalizamos e melhoramos os serviços nos últimos tempos. O que mais nos dá tranquilidade é que estamos no caminho certo, rumo a um governo 100% digital”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto falou que o resultado é fruto de uma gestão comprometida com inovação e qualidade nos serviços públicos.

“Recebemos essa premiação como a cidade mais inteligente de Mato Grosso e a quarta do Centro-Oeste. Isso mostra que o trabalho iniciado desde o primeiro ano da gestão tem dado resultado. Digitalizamos processos, reduzimos custos, implantamos o programa Lixo Zero nas escolas, modernizamos o transporte público com normas de descarbonização e ampliamos a segurança com a Guarda Armada e o Ciospe, que hoje conta com mais de 400 câmeras. Também conectamos 100% dos prédios públicos por fibra óptica, o que garante mais agilidade e eficiência”, explicou.

Já o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, representou o Município em um painel sobre gestão de resíduos, apresentando a experiência de Lucas do Rio Verde com a metodologia Lixo Zero.

“Mostramos os avanços, benefícios e desafios do programa Lixo Zero em Lucas, além de trocar experiências com profissionais de diferentes áreas. Foi uma oportunidade de reforçar nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, além de inserir o município no debate nacional sobre gestão de resíduos”, afirmou.

Com a premiação, Lucas do Rio Verde consolida sua posição de referência, reafirmando o compromisso da administração municipal em construir uma cidade inteligente, sustentável e conectada.

Representaram Lucas do Rio Verde no evento os secretários Alan Togni (Governo e Administração), Welligton Souto (Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade), Danilo Messias (adjunto da mesma pasta) e Felipe Palis (Agricultura e Meio Ambiente). Alem deles, também participaram os servidores Sirlei Amaro, Eduardo Avila e Anatan Bassani.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Construção de Centro de Treinamento para qualificação rural em Água Boa

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min


Sinop mira turismo ambiental como estratégia econômica

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 17h 17min


Diretor do Paraguai explica naturalização de Mauricio: “apto para a seleção”

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026