Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 04 de Agosto de 2026

Noticias

LUCAS DO RIO VERDE: Mutirão da saúde realiza 200 cirurgias de Pterígio

23 de Outubro de 2019 as 08h 00min

Procedimentos aconteceram no PSF XIV, Jardim Amazônia – Foto: Ederson Bones

ASSESSORIA DE IMPRENSA

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou sábado (19) e domingo (20) o Mutirão de Cirurgias de Pterígio no PSF XIV, no Jardim Amazônia. Ao total, foram realizados 200 procedimentos em pacientes que aguardavam pela cirurgia na fila de espera da Central de Regulação do Município.

Esse é o terceiro mutirão de Pterígio realizado em Lucas do Rio Verde. “Mesmo esse tipo de cirurgia precisando de aparelhos específicos, é possível será feito dentro do próprio PSF. Por isso, está sendo realizado mais uma vez esses procedimentos que diminuem a fila de espera a quase zero, atendendo as necessidades dos pacientes”, afirma o secretário de saúde Rafael Bespalez.

Pterígio ou mais conhecido como “carne crescida” é uma lesão que atinge o branco dos olhos, podendo se estender até as córneas. A cirurgia de remoção é simples, dura em média 30 minutos, sem a necessidade de consulta pré-cirúrgica e exames.

A paciente Rosalina Moraes, com 66 anos, já estava na fila de espera há dois anos e conta que a dificuldade para enxergar já estava atrapalhando suas atividades do dia a dia. “Eu não conseguia mais fazer muitas coisas, a minha visão estava muito ruim e eu tinha até pensado em ir fazer particular, mas graças a Deus e a esse mutirão eu consegui e vou poder enxergar melhor, vale a pena e esperar”, contou a paciente.

Segundo o secretário, estão previstos mais dois mutirões oftalmológicos, de Pterígio em novembro e cataratas em dezembro ou início de janeiro de 2020.

Veja Mais

Novo semáforo entra em funcionamento no cruzamento da Jacarandás com Figueiras

Publicado em 03 de Agosto de 2026 ás 16h 22min


Carro carregado de drogas bate na BR-163 e deixa dois mortos

Publicado em 03 de Agosto de 2026 ás 14h 19min


PP confirma Buzetti ao Senado na federação com União

Publicado em 03 de Agosto de 2026 ás 10h 00min


Jornal Online

Edição nº1854 - 04/08/2026