Noticias
Lucas: iniciado o processo para obtenção certificação internacional da ABNT
10 de Dezembro de 2025 as 12h 47min
Município pode ser pioneiro em MT e Centro-Oeste a se certificar pelas normas ISO – Foto: Divulgação
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde iniciou o processo para obtenção das certificações internacionais ABNT NBR ISO 37120, 37122, 37123 e 37125, normas que avaliam serviços urbanos, cidades inteligentes, resiliência e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). O lançamento ocorreu no Paço Municipal, com presença do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, do presidente da Câmara Airton Callai, secretários municipais, autoridades e representantes de entidades.
A iniciativa é realizada em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT SJC), referência em metodologias ISO aplicadas à gestão urbana. Com o projeto, Lucas do Rio Verde pode se tornar o primeiro município de Mato Grosso e de todo o Centro-Oeste a obter as certificações. Além disso, o Município tem potencial para ser o primeiro do Brasil a concluir as quatro normas de forma simultânea e o segundo do mundo a se certificar pela ISO 37125.
Ao todo, o processo envolve o levantamento e a análise de 409 indicadores, distribuídos entre as quatro normas. As etapas incluem workshops técnicos com equipes de 12 secretarias municipais e do SAAE, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade. Após a consolidação das informações, os dados serão encaminhados à ABNT para auditoria e definição da categoria de certificação alcançada.
Segundo a administração municipal, a adoção das normas ISO fortalece a transparência, padroniza processos, aprimora o planejamento urbano baseado em evidências e amplia o potencial de atração de investimentos, além de facilitar comparações com cidades certificadas ao redor do mundo.
Os próximos passos incluem a finalização do preenchimento dos indicadores pelas secretarias, validação técnica das informações, envio à ABNT e divulgação do resultado. As secretarias participantes são: Agricultura e Meio Ambiente; Fazenda; Saúde; Segurança Pública; Assistência Social e Habitação; Cultura e Turismo; Educação; Infraestrutura e Obras; Esporte e Lazer; Governo e Administração; além do SAAE.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Biotecnologia eleva o café mineiro a outro patamar de produtividade
Publicado em 11 de Dezembro de 2025 ás 13h 49min
Motorista morre após ser arremessado de caminhonete durante acidente em MT
Publicado em 11 de Dezembro de 2025 ás 12h 46min
Manutenções e desbloqueio da Estrada Dalva em Sinop
Publicado em 11 de Dezembro de 2025 ás 11h 49min
