Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 17 de Fevereiro de 2026

Noticias

Médio Norte e Noroeste terminam colheita de milho; algodão chega a 27%

12 de Agosto de 2025 as 09h 34min

Chuva no começo da semana em Mato Grosso não atrapalhou os trabalhos em campo, de acordo com o Imea – Foto: Divulgação

Os trabalhos nas lavouras de Mato Grosso com a colheita do milho e algodão seguem à todo vapor. No cereal, as máquinas alcançaram nesta semana 98,72% da área semeada, sendo que nas regiões Médio Norte e Noroeste as colheitadeiras já foram desligadas.

Os números foram divulgados sexta (8) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e mostram que nem mesmo as chuvas pontuais registradas no início da semana prejudicaram o avanço dos trabalhos a campo no estado. Na variação semanal, o milho apresentou evolução de 2,34 pontos percentuais.

Contudo, apesar do incremento semanal, o resultado foi insuficiente para ultrapassar os 99,91% observados em igual período na safra 2023/24 ou alcançar os 100% da média dos últimos cinco anos. Entre os fatores está a região sudeste, considerada a mais atrasada na colheita do milho com 92,93%. As demais regiões passam de 98%.

A colheita do algodão continua atrasada em relação à safra anterior. Até o momento as colheitadeiras passaram por 26,98% da área cultivada nesta temporada, um avanço semanal de 8,71 pontos percentuais, segundo o Instituto. O cenário é pautado pela maior atividade nas áreas de segunda safra, bem como a aproximação do fim dos trabalhos nas áreas de primeira safra da fibra.

Na safra passada, conforme o levantamento, Mato Grosso já estava com 44,08% do algodão colhido. A média dos últimos cinco anos é de 48,76%. Entre as regiões produtoras, a Nordeste é a mais adiantada com 47,97% da área colhida, seguida do Sudeste com 32,20% e do Médio Norte com 30,54%.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Nova Mutum conquista Selo Ouro do MEC e avança na alfabetização

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 12h 24min


BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min


Lucas do Rio Verde tem meta de 100% de área até o fim do ano

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 10h 22min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026