Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

Noticias

Mato Grosso confirma caso de gripe aviária em quintal

10 de Junho de 2025 as 08h 38min

Foco foi detectado em criação doméstica em Campinápolis, sem afetar produção comercial - Foto: INDEA

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) confirmou, no último domingo (8), a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves de subsistência no município de Campinápolis.

O foco foi identificado em criação doméstica e, segundo o Ministério da Agricultura (Mapa), está fora das áreas de produção avícola industrial do estado. A confirmação levou o Indea a adotar uma série de medidas sanitárias emergenciais na região.

Equipes da autarquia estadual foram deslocadas para o município e atuam em um raio de 10 quilômetros ao redor do local onde a contaminação foi detectada. A principal ação é a inspeção de todas as propriedades no entorno.

Além disso, três medidas sanitárias estão sendo aplicadas: barreira no acesso à propriedade afetada, abate sanitário das aves e desinfecção da área contaminada.

O objetivo é evitar a disseminação do vírus, que, apesar de não oferecer risco à saúde humana por meio do consumo de carne ou ovos, exige resposta rápida para manter a biosseguridade da cadeia produtiva.

O Indea reforça que o consumo de frango e ovos segue seguro, desde que os produtos sejam adquiridos de fontes regulares e inspecionadas. Essa é a primeira confirmação de IAAP em aves domésticas no estado neste ano. Mato Grosso não registrava focos do vírus desde 2023.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Justiça eleitoral realiza mutirão de atendimento no Shopping Sinop

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 08h 43min


Justiça autoriza reorganização financeira do Grupo Cebola

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 06h 40min


Aeroporto de Sinop foi o que mais cresceu no Centro-Oeste

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 04h 37min


Jornal Online

Edição nº1739 - 20/02/2026