Noticias
Mato Grosso cria mais 2 mil empregos formais em agosto
01 de Outubro de 2025 as 11h 46min
Setor de serviços foi o que mais contribuiu para o resultado – Foto: Divulgação
Mato Grosso encerrou o mês de agosto com saldo positivo na geração de empregos formais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o estado criou 2.817 vagas com carteira assinada.
O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o resultado, com 1.402 postos de trabalho. Em seguida, aparecem a construção civil, com 894 vagas, e a indústria, que registrou 614 novas contratações.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, destacou o papel estratégico do setor de serviços na economia estadual e reforçou a necessidade de manter o foco em ações que fortaleçam o ambiente de negócios no estado.
“Os serviços são um setor de muita importância para o estado. Segundo o estudo Custo Mato Grosso, cerca de 60% das empresas do estado estão ligadas a ele e, portanto, é um grande gerador de emprego e renda. E a cada novo estudo divulgado, temos a certeza de que estamos trabalhando no caminho certo para criar novas oportunidades para a população mato-grossense”.
Entre os municípios com maior saldo, destacam-se Cuiabá (801), Lucas do Rio Verde (522), Sinop (409), Campo Verde (398) e Várzea Grande (369). O desempenho observado nos municípios destaca a diversidade de atividades que movimentam a economia local, com destaque para construção, indústria, comércio e serviços.
O Caged é a base oficial do Governo Federal para acompanhar a movimentação do mercado de trabalho formal no país, reunindo informações sobre admissões e desligamentos registrados mensalmente. A partir desses dados, é possível avaliar o comportamento do emprego em cada setor e município.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, avaliou os resultados divulgados pelo Caged e destacou a importância do desempenho de Mato Grosso para o mercado de trabalho nacional.
“Mato Grosso tem mostrado, mês após mês, que possui uma economia sólida e diversificada, capaz de gerar oportunidades em diferentes áreas. Nosso compromisso é continuar criando as condições necessárias para que o estado mantenha sua posição de destaque na geração de empregos e no crescimento econômico do país”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sinop cresce mais de 52% na exportação de produtos produzidos no município
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 06h 23min
Radares passam a autuar infrações nas praças de pedágio da BR-163
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min
Construção de Centro de Treinamento para qualificação rural em Água Boa
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min
