Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 19 de Junho de 2026

Noticias

Mato Grosso exporta 4,2 mil toneladas de carne suína e cresce 37,8% em março

10 de Abril de 2026 as 06h 28min

Brasil bate recorde histórico na carne suína – Foto: Divulgação

As exportações brasileiras de carne suína alcançaram, em março, o maior volume da história, reforçando o bom momento do setor no mercado internacional. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal, foram embarcadas 153,8 mil toneladas, um crescimento de 32,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

O avanço também foi significativo em termos financeiros. A receita das exportações somou US$ 361,6 milhões no mês, alta de 30,1% na comparação anual, impulsionada pela forte demanda externa e pela competitividade da proteína brasileira.

No acumulado do primeiro trimestre, o desempenho segue consistente. Entre janeiro e março, o Brasil exportou 392,2 mil toneladas, com crescimento de 16,5%, enquanto a receita chegou a US$ 916 milhões, avanço de 16,1% frente ao mesmo período de 2025.

Entre os destinos, o destaque continua sendo o mercado asiático. As Filipinas lideraram as importações em março, com crescimento expressivo, seguidas por países como Japão, China e Chile, evidenciando a diversificação e o alcance global da carne suína brasileira.

Dentro desse cenário positivo, o Mato Grosso também se destaca. O estado embarcou 4,2 mil toneladas no mês, registrando um crescimento de 37,8% na comparação com março do ano passado — um dos avanços mais expressivos entre os principais exportadores do país. O desempenho reforça o potencial de expansão da suinocultura mato-grossense, que vem ganhando espaço no mercado externo.

Embora os estados do Sul ainda liderem com maior volume exportado, o avanço de regiões como o Centro-Oeste indica uma descentralização gradual da produção e das exportações, ampliando a participação de novos polos no cenário nacional.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

MT acelera colheita do milho, mas alta dos custos em 14% exige cautela

Publicado em 19 de Junho de 2026 ás 17h 56min


UCT Sinop abre neste sábado para receber doações de sangue

Publicado em 19 de Junho de 2026 ás 16h 55min


Sorriso: apresentado estudo sobre nova concessão do transporte coletivo

Publicado em 19 de Junho de 2026 ás 15h 55min


Jornal Online

Edição nº1823 - 19/06/2026